Correio dos Campos

UBS’s de Piraí do Sul promovem ação motivada pelo Agosto Azul

26 de agosto de 2019 às 14:53
(Divulgação/PMPS)

IMPRENSA/Piraí do Sul – No mês de agosto, a Saúde do Homem ganha mais atenção com o “Agosto Azul”, mês dedicado a prevenção e cuidados com a saúde masculina. Por conta disso, muitas atividades e ações de conscientização foram promovidas pelas Unidades Básicas de Piraí do Sul.

A enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde Thereza Viana Silva, Tathiane Moraes, esclareceu que, culturalmente, as pessoas do sexo masculino tendem a se preocupar menos com a saúde do que as mulheres, portanto muitas doenças crônicas afetam mais eles do que elas. De acordo com um levantamento do Centro de Referência em saúde do homem, 70% dos homens que procuram um médico o fazem por influência de familiares.

Por isso, em 2012, por meio da Lei n* 17.099, foi criado o agosto azul, mês dedicado a prevenção e cuidados com a saúde do homem. O objetivo é que os homens sejam conscientizados sobre a importância de procurar atendimento médico e realizar consultas de rotina, como aferir pressão, fazer teste de diabetes e outros.

A UBS Thereza Viana Silva, localizada no Jardim Benevenuto Dalcol, promoveu uma palestra e o responsável por ministrá-la foi o Dr. Angel Alberto Gonzalez Espada que abordou temas como a saúde do homem, doenças de hipertensão arterial e diabetes, e as que mais atingem os homens como as doenças cardiovasculares, tumores na traqueia, brônquios e pulmões, câncer de próstata, câncer de pele, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, cirrose e problemas no fígado, assim como as doenças sexualmente transmissíveis. Em média, 30 pessoas participaram do encontro.

A UBS Maíra Weigert Milléo, da Vila Brasilinha, também promoveu uma ação motivado pelo Agosto Azul, onde toda a equipe de saúde da unidade como médica, enfermeiras e técnicas de enfermagem, agentes de saúde, dentista e afim, foram até a comunidade prestar atendimento.

A equipe montou um stand na Rodoviária de Piraí do Sul, lugar que faz parte da área de abrangência da UBS e prestou atendimento para os homens que ali passavam.

A enfermeira responsável pela unidade, Fabiane Wrobel de Liz, esclareceu um pouco do que foi realizado durante o dia. “Viemos até a rodoviária para fazer essa ação com os homens, pois muitas vezes eles não vêm até nós. Verificamos a pressão, fizemos o teste de glicemia, entregamos os panfletos. Tivemos a presença da dentista que fez a avaliação bucal, que investiga câncer de boca. Também a doutora que cuida da parte dos exames, como o PSA para investigar o câncer de próstata e eu, fiz os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C. Entregamos também panfletos e um kit com preservativos.”, disse.

Até o começo da tarde, aproximadamente, 50 pessoas já haviam passado pelo stand e segundo Fabiane, não houve resistência por parte dos homens, todos foram receptivos e aceitaram passar pelo atendimento oferecido, inclusive, a maioria foi por iniciativa própria procurar o atendimento.

A médica da Unidade Básica de Saúde, Cristiane Aparecida Ribeiro, falou sobre a importância dos homens se cuidarem. “Muitas vezes para orientar sobre o próprio preconceito do homem em relação aos exames, especialmente ao de próstata, que muitas vezes eles não entendem que é um exame rápido, de coleta sanguínea, que pode detectar uma possível doença, isso é estar se prevenindo.

Nós vamos os conscientizando da importância de cada um desses exames e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, o uso do preservativo, independente de ter uma relação estável ou não”, disse.

“Muitas vezes eles pensam que não adoecem, que são provedores da casa e que devem só trabalhar, mas precisam cuidar da sua saúde como as mulheres, crianças e idosos.”, finalizou Fabiane Wrobel de Liz.