Correio dos Campos

Aconteceu em Piraí do Sul a 5º Caminhada na Natureza

O departamento de turismo de Piraí do Sul, colocou um stand em um dos postos de passagem da caminhada, onde foi distribuído folders sobre os pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes e eventos do município
7 de agosto de 2019 às 16:06
(Divulgçõ/PMPS)

IMPRENSA/Piraí do Sul – A 5ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Serra das Pedras, promovida pela Floresta Nacional de Piraí do Sul – ICMBio, realizada no final do mês de julho contou com a presença de centenas de pessoas.

Os participantes puderam contemplar belas paisagens por um circuito de 15km, saindo da Flona e chegando até o Santuário Nossa Senhora das Brotas.

O evento arrecadou 265 Kg de alimentos que foram doados ao CIM – Centro de Integração ao Menor, instituição de assistência à criança em vulnerabilidade social. O departamento de turismo de Piraí do Sul, colocou um stand em um dos postos de passagem da caminhada, onde foi distribuído folders sobre os pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes e eventos do município.

Segundo a responsável pela Flona, Elaine Teixeira da Silva, a caminhada da natureza é um evento promovido para que as pessoas conheçam a unidade de conservação, que é a Floresta Nacional, o turismo rural do município e o turismo religioso. “O pessoal consegue observar vários cenários, desde o ambiente totalmente preservado, até a área do plantio de pinus e depois, o bosque que também é área preservada do Santuário. Os participantes recebem um panfleto da Flona que explica o trabalho que fazemos aqui e recebem também mudas nativas da Floresta Nacional, durante a entrega das plantas os voluntários esclarecem as dúvidas dos participantes. O entendimento é visual, o pessoal passa por aqui, vê e entende o porque é tão importante a área de conservação.”, disse.

As mudas foram cedidas pelo laboratório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, entre elas, estão mudas de araucária, imbuia, erva mate, araçá.

A enfermeira, Maria Joana Almeida de Souza, se voluntariou pela segunda vez e diz amar a experiência. “É muito bom, vem pessoas de todos os lugares. Ano passado verifiquei a pressão de uma senhora de 80 anos e isso me chamou muita atenção, ficamos fechados no nosso mundo e não sabemos que existem coisas tão boas na natureza.”, disse.
Além de Maria Joana, a caminhada contou com o trabalho voluntário de outras pessoas de diversos lugares do Brasil, como Rio de Janeiro.

A participante do evento, Lorena Ferreira, elogiou o trabalho realizado na Flona e diz que gosta de caminhar, e que essas oportunidades proporcionam uma sensação de bem-estar e saúde.