Correio dos Campos

Dois macacos são encontrados mortos na zona rural de Piraí do Sul

Animais foram localizados nos bairros Tirania e Campo do Piraí
10 de abril de 2019 às 22:58
Imagem mostra um dos macacos encontrados já em avançado estado de decomposição. (Divulgação/PMPS)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A Secretaria Municipal de Piraí do Sul, através da Vigilância Sanitária, divulgou oficialmente nesta quarta-feira (10) a localização aonde foram encontrados dois macacos mortos nos últimos dias.

De acordo com a SMS, equipes da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual fizeram uma varredura nos limites da divisa entre os municípios de Piraí do Sul e Castro, cidade onde outros animais já haviam sido localizados sem vida anteriormente.

No município piraiense, os macacos encontrados com suspeita da doença estavam nos bairros Tirania e Campo do Piraí, um deles já em avançado estado de decomposição. Segundo a Saúde Municipal, isso se deu porque os moradores da região demoraram para comunicar o caso aos responsáveis.

Conforme informou a assessoria de imprensa da prefeitura de Piraí do Sul, os animais encontrados foram enviados para um laboratório especializado em São Paulo para serem analisados. O laudo com a causa das mortes deve ser divulgado em no máximo 10 dias.

Ajuda da população

A SMS orienta a população da zona rural para que comunique imediatamente a Vigilância Sanitária caso encontre mais algum macaco doente ou morto no município, através do telefone (42) 3237-8700.

Conforme esclarece o Serviço de Vigilância, embora o animal não seja o transmissor da doença, a sua morte serve como sinal de alerta para a presença do mosquito contaminado com o vírus.

Vacinação

As salas de vacina das UBS funcionam das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, com estoque suficiente para atender a demanda.