Correio dos Campos

Natal Enfeitado de Piraí do Sul supera expectativas e deve voltar em 2019

Desempenho da primeira edição do evento deve ser avaliado no próximo mês
26 de dezembro de 2018 às 18:30
(Fotos: Divulgação)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Depois de atrair um público de mais de 6 mil pessoas na Praça José Avais durante os 16 dias de apresentações, o Natal Enfeitado de Piraí do Sul, evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Piraí do Sul (Acips) em parceria com o Projeto Exercita Piraí, deve voltar a acontecer no final de 2019.

Com atrações diárias se apresentando no palco montado em frente a Igreja São José, na região central da cidade, a promoção atraiu a atenção de muitas famílias piraienses que contaram com o evento como uma alternativa de celebrar a época de Natal através da iniciativa.

Momentos de descontração e também de reencontros de pessoas que há muito tempo não se viam marcaram o evento. Em média, mais de 400 pessoas passaram pelo local em cada noite da promoção que teve como objetivo incentivar que as famílias e empresários enfeitassem suas casas e fachadas, além de atrair as pessoas para um ponto da cidade que relembrasse o Natal e que oferecesse apresentações gratuitas e de qualidade, contemplando os mais variados segmentos da cultura piraiense.

A ideia – De acordo com o presidente do Projeto Exercita Piraí, Kleber Sampaio, o evento foi realizado mesmo tendo sido pensado apenas na segunda quinzena de novembro.

“Nos reunimos com a Acips para avaliarmos a possibilidade de encararmos esse grande desafio, de promover algo inédito na cidade, mesmo estando em cima da hora”.

“Mesmo contando com pouquíssimo tempo para organizar tudo, desde a decoração até o fechamento da agenda de apresentações, resolvermos não deixar a cidade sem enfeite. Por isso fizemos a campanha para que as pessoas e empresários aderissem a ideia, enfeitando suas casas e empresas, além de proporcionar para a comunidade um espaço de diversão, lazer e também de fé, onde o espírito natalino, pelo nascimento de Jesus, fosse celebrado num contexto familiar e de muito respeito”, disse Kleber.

Apresentações – Os organizadores contam que a proposta inicial do Natal Enfeitado era realizar apresentações somente as sextas, sábados e domingos. No entanto, devido a grande adesão dos artistas e grupos da cidade e região, as atrações acabaram preenchendo todos os 16 dias do evento, inclusive precisando reunir mais de uma apresentação em alguns dias da promoção para que todos os interessados em se apresentar fossem contemplados.

Estrutura – Segundo a organização, toda a estrutura montada na praça foi autorizada, tendo, inclusive, contado com responsáveis técnicos de cada setor.

“Tivemos o engenheiro Wilson Vieira como responsável por toda a parte elétrica do evento, além da engenheira civil Elaine Ribas, que respondeu pela tenda montada para os shows”, contou Kleber.

“Além disso, obtivemos a liberação dos Bombeiros e informamos a prefeitura sobre o Natal Enfeitado, isso tudo para que nosso evento fosse seguro e corresse de forma totalmente regular”, emenda.

Resultados – De acordo com os promotores do evento, o Natal Enfeitado superou todas as expectativas. Casas e comércios foram enfeitados, famílias tiveram na Praça São José um local de encontro e o comércio que soube tirar proveito da promoção teve aumento em suas vendas.

Um caso claro disso foi o de ambulantes que trabalham nas laterais do espaço público onde aconteceu o evento. Segundo eles, o faturamento subiu de 5 a 6 vezes se comparado ao mesmo período de anos anteriores.

O futuro – Em razão dos resultados alcançados, os organizadores prometem realizar o evento novamente no final do próximo ano, dessa vez de forma mais planejada e organizada, porém, mantendo o foco de proporcionar atividades especialmente preparadas para as famílias piraienses.