Correio dos Campos

Quatro escolas municipais alcançaram meta do Ideb em 2017

Dos nove estabelecimentos municipais de ensino de Piraí do Sul avaliados, quatro conseguiram alcançar a meta proposta pelo Ministério da Educação para o ano passado
5 de setembro de 2018 às 20:45
Avaliação mostrou a Escola Professora Odette Scaramella de Luca como aquela que mais evoluiu nos últimos dois anos. (Arquivo)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou na segunda-feira (3),os números alcançados pelas escolas brasileiras no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2017, avaliação que acontece de dois em dois anos desde 2005.

Entre as 9 escolas municipais de Piraí do Sul avaliadas no ano passado, 4 conseguiram alcançar a meta proposta para o período. Foram elas as escolas Eurides Martins (Capinzal), Professora Lucília Penteado de Araújo, Professora Odette Scaramella de Luca e Pedro Solek (Piraí Mirim).

Destaque – O maior salto em relação ao exame aplicado em 2017 ficou com a Escola Odette Scaramella de Luca, que pulou de 4.9 em 2015 para 5.8 na última avaliação do Ministério da Educação.

Na sequência, as melhores médias entre os estabelecimentos que atingiram a meta proposta pelo MEC foram das escolas Rural Pedro Solek, com nota 5.5; Lucília Penteado de Araújo, com 5.2; e Rural Eurides Martins, com média 4.9 na avaliação.

Abaixo da meta – Os outros cinco estabelecimentos da rede municipal de ensino que participaram do exame não conseguiram atingir a meta indicada pelo Ministério da Educação (ver quadro abaixo).

Nessa situação se enquadraram as escolas Rural Padre Anchieta (Ressaca), Jorge Rivadávia Vargas, Maria Flora Scaramella Moreira, Nadir Mainardes Carneiro e Pirahy.

O pior desempenho registrado na cidade em 2017 ficou com a Escola Municipal Pirahy, que apresentou uma redução de meio ponto em sua média em relação ao exame realizado em 2015, quando obteve a nota 5.0. No ano passado o estabelecimento concluiu a avaliação com média 4.5.

Por pouco – Por outro lado, mesmo não alcançando a média de 6.3 prevista para 2017, a Escola Municipal Jorge Rivadávia Vargas foi o estabelecimento municipal de Piraí do Sul que fechou o exame com a maior média dentre as escolas participantes, alcançando a nota 6.1.

Desempenho nas escolas estaduais

O IDEB 2017 avaliou ainda a qualidade de ensino nos estabelecimentos piraienses que compõem a rede estadual de educação.

Entre as cinco instituições avaliadas, apenas uma delas, a Escola Estadual Padre Anchieta (Ressaca), atingiu a meta proposta para o ano passado ao alcançar a média 4.8.

Já os colégios estaduais Jorge Queiroz Netto (5.0), Professor Leandro Manoel da Costa (3.8) e Rivadávia Vargas (4.1), além da escola Eurides Martins (Capinzal), com 4.0, figuraram entre as instituições que não conseguiram alcançar a média definida pelo MEC.

Dentre as instituições estaduais o destaque ficou com o Colégio Rivadávia Vargas, que pulou de 3.5 em 2015 para 4.1 em 2017.