Correio dos Campos

Xadrez feminino encerra ‘ano de ouro’ como o melhor do Paraná

22 de dezembro de 2017 às 20:55
A enxadrista Ellen Larissa Bail teve atuação de destaque nos 60º Abertos do Paraná, realizado em Apucarana. Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Após o terceiro lugar na Divisão A dos Jogos Abertos de 2014, a equipe feminina adulta de xadrez de Piraí do Sul obteve recentemente, jogando em Apucarana, o maior triunfo da modalidade e também um dos maiores da história do esporte piraiense ao se tornar campeã geral da competição, considerada por muitos como a mais forte do Paraná.

O expressivo resultado nos tabuleiros veio depois de uma campanha irretocável. O time piraiense fechou a classificação geral com 1.225,24 pontos, oitenta e seis a mais que a vice-campeã, São José dos Pinhais, que terminou a competição com 1.138,30.

Com o desempenho conquistado no xadrez, Piraí do Sul encerrou a competição na 30ª classificação geral entre os 73 municípios que disputaram os Abertos, terminando atrás de apenas duas cidades dos Campos Gerais: Ponta Grossa (6ª) e Telêmaco Borba (21ª).

Liderando o ranking da modalidade nos jogos com dois ouros e duas pratas, a equipe de Piraí do Sul encerrou sua participação dentro do calendário oficial do Estado como a melhor da modalidade em 2017.

“Foi a primeira vez que o xadrez ganhou os Jogos Abertos. Acredito também que tenha sido a primeira vez que o município ganhou a competição na Divisão A”, disse Maurides Júnior, técnico piraiense.

“O município já ganhou fases regionais na Divisão B, porém, na Divisão A, elite do esporte paranaense, foi a primeira vez. Esta é a principal competição esportiva do Estado onde é rendimento puro e apenas existe lugar para os melhores do Paraná em cada modalidade”, completou.

Receita de sucesso – De acordo com o treinador, a conquista dos Abertos veio pela forma com que a equipe foi montada. “Pensamos num time consistente, com atletas que jogam por Piraí há muitos anos e com reforço de duas convidadas. Conseguimos com isso preparar uma equipe muito coesa e forte, onde todas as atletas jogaram praticamente no mesmo nível. Elas foram brilhantes!”, comenta Maurides.

Homenagem – O técnico da equipe feminina dedicou a vitória a duas pessoas que, segundo ele, muito contribuíram com o esporte piraiense: as professoras Vera Saldanha Sguario Claudete Daher Neufeldt, ambas falecidas nesse ano.

“Embora a gente saiba que a morte é uma coisa esperada, ela vem sempre de forma inesperada”, disse. “Tive a alegria de conquistar o título como dirigente esportivo e, sobretudo, de poder dedicá-lo a essas duas pessoas que são tão caras”, finalizou Maurides.