Correio dos Campos

Eleição define novos diretores das escolas da rede municipal de ensino

13 de dezembro de 2017 às 01:01
João de Camargo Rauch, novo diretor da Escola Lucília, comemorou o resultado com professores e funcionários. Foto: Redes Sociais

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Sete dos dez estabelecimentos da rede municipal de ensino que realizaram nesta terça-feira, 12, a consulta para escolha dos diretores das escolas e centros municipais de educação infantil do Município conheceram os nomes que comandarão as unidades escolares pelos próximos três anos.

Em outras três escolas: Odette Scaramella de Luca, Jorge Rivadávia Vargas e Pirahy, o número de votantes não alcançou o mínimo de 35% de presença daqueles que estavam aptos a votar. Nesses casos o resultado das votações não será homologado, de acordo com o decreto que regulamentou a consulta à comunidade escolar.

As informações sobre o resultado foram repassadas ao Correio dos Campos pelos prepostos que atuaram na eleição de cada uma das dez escolas, porém, o resultado oficial da consulta somente deverá ser divulgado após uma reunião da comissão organizadora que acontece nesta quarta-feira, 13, na Secretaria Municipal de Educação.

Eleitos

Eleita com 92 votos, a professora Sonia Mora Rocha assumirá o comando do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Cecília de Freitas Barbosa a partir de 2018. Já no CMEI Professora Cacilda Born Alves, a vencedora da eleição foi Márcia Carneiro Moreira, reeleita para o seu segundo mandato.

Com 100% dos votos dos 89 pais que compareceram para votar na Escola Lucília Penteado de Araújo, o professor João de Camargo Rauch foi escolhido como diretor do estabelecimento, se tornando o primeiro homem a ser eleito desde que o sistema de consulta foi implantado no município, na gestão do então prefeito Valentim Zanello Milléo.

Outro caso de reeleição para mais um mandato aconteceu na Escola Maria Flora Scaramella Moreira, com a vitória da professora Elisângela Mainardes Carneiro. O resultado nas urnas indica que a forma de atuação da diretora agradou a comunidade escolar que acabou a reconduzindo ao posto.

Nas escolas da zona rural foram eleitas as professoras Sílvia de Anhaia (Escola Padre Anchieta, na Ressaca), Sonia Vieira Solek (Escola Pedro Solek, no Piraí Mirim) e Aline de Almeida (Escola Eurides Martins, no Capinzal).

Indefinição – Como o decreto que regulamentou o processo de consulta desta terça não previa o que aconteceria nos casos onde o número mínimo de 35% de votantes não fosse atingido, a definição sobre o futuro da direção das escolas Odette, Pirahy e Jorge Rivadávia Vargas estará nas mãos da Comissão Eleitoral, Secretaria Municipal de Educação e Comissão de Gestão do Plano Municipal de Cargos e Carreira.