Correio dos Campos

PROERD forma 323 alunos em Piraí do Sul

12 de outubro de 2017 às 15:18
Foto: Rodrigo Photos

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com a secretaria municipal de Educação de Piraí do Sul, realizou a formatura na última quinta-feira, 5, de mais uma turma de estudantes dos quintos anos da rede municipal de ensino.

A cerimônia foi realizada no Ginásio de Esportes Samuel Milléo, com a participação dos 323 formandos e seus familiares, além de convidados e autoridades do Município. A edição desse ano do projeto contou com o envolvimento de oito escolas, sendo seis da cidade e duas da zona rural.

O ciclo de trabalho nas escolas durou cerca de três meses, com ênfase para a conscientização sobre a importância de as crianças manterem-se longe das drogas. Como nas edições anteriores, o projeto foi realizado em Piraí do Sul pelas soldados Luana e Claudete, da Policia Militar, através de uma metodologia de ensino voltada à transmissão aos alunos de mensagens de valorização à vida.

Para celebrar o encerramento do projeto, as crianças elaboraram redações nas quais relataram a experiência vivida durante o ciclo e o que aprenderam em relação ao combate e prevenção ao uso de drogas. Além disso, os textos elaborados pelos estudantes contemplaram os ensinamentos recebidos ao longo do curso em relação a como devem se comportar enquanto cidadãos, na condição de construtores e responsáveis por um futuro melhor para toda comunidade.

A cerimônia do PROERD foi marcada pela entrega dos certificados aos formandos, documentos pelos quais os alunos assumiram o compromisso de manterem-se afastados das drogas. As melhores redações do projeto foram premiadas e pela primeira vez, desde seu lançamento na cidade, em 2014, a Banda do PROERD veio até Piraí do Sul para se apresentar no evento que marcou o encerramento de mais um ciclo de trabalho.

Compromisso – A secretária municipal de Educação, Rosa Maria Priotto, enalteceu o programa e disse que pretende levá-lo nos próximos anos a todas as turmas de 5º anos da rede municipal, no quadro urbano e rural. Rosa disse ainda estar muito satisfeita com o sucesso do trabalho que, segundo ela, atingiu mais uma vez a todos os objetivos propostos.

Na cidade – O programa foi lançado em Piraí do Sul no ano de 2014, através da parceria entre as secretarias municipais de Política Pública Sobre Drogas e Educação. Na oportunidade, apenas o município piraiense conseguiu ser inserido no programa que já vinha sido desenvolvido em outras cidades do Estado.

O PROERD se consolidou na cidade pela insistência do então secretário municipal, Maricelso Ribeiro, que buscou exaustivamente a parceria entre Executivo e Polícia Militar para sua realização.