Correio dos Campos

Vacinação contra HPV é estendida para pessoas de até 26 anos

25 de agosto de 2017 às 21:09

Os piraienses, de ambos os sexos, que tenham entre 15 e 26 anos de idade e que desejem receber as dose da vacina contra o HPV deverão procurar o mais rápido possível pela unidade de saúde mais próxima de sua residência. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, mais de 4 mil pessoas se encaixam nessa idade e podem receber a primeira das três doses da vacina.

Depois do anúncio feito pelo Ministério da Saúde no último dia 18, ampliando temporariamente a vacinação contra o HPV para homens e mulheres com idade entre 15 e 26 anos, as cidades que dispunham de doses em estoque e com prazo de validade até setembro, como Piraí do Sul, iniciaram a aplicação das vacinas ao novo público.

Quando o estoque disponível na cidade acabar ou as doses perderem a validade, a orientação do Ministério é para que a equipe de saúde local volte a vacinar apenas o público-alvo inicial da campanha, administrando doses em meninos que tenham de 11 a 13 anos e meninas com idade entre 9 e 14 anos.

As pessoas com idade entre 15 e 26 anos que tomarem a primeira dose nesse período, deverão receber outras duas vacinas que serão garantidas pelo SUS, com intervalo de dois meses para a segunda e de seis meses para a terceira aplicação. Segundo dados apresentados pela secretaria municipal de Saúde, 4131 piraienses se encontram nessa faixa etária e por isso tem direito de participarem da etapa complementar de vacinação.

A vacina contra o HPV é o meio mais eficaz de prevenir o aparecimento do câncer no colo do útero, 4º maior causa de morte de mulheres no Brasil. Nos homens a vacina protege contra os cânceres de pênis, ânus e orofaringe.