Correio dos Campos

Prejuízos com geada que caiu hoje em Piraí serão conhecidos nos próximos dias, aponta Emater

19 de julho de 2017 às 16:50

A geada que atingiu Piraí do Sul na última madrugada castigou as plantações. Ainda não é possível avaliar os estragos ou o quanto foi perdido, mas, segundo técnicos, é certo que o prejuízo foi grande para os produtores do Município.

De acordo com a Emater, é difícil dimensionar as perdas ocasionadas pela geada neste momento, pois os danos podem não ser visíveis de imediato. “As hortaliças e frutas estão entre as culturas com maior possibilidade de perdas, podendo ocorrer desde um atraso na produção até mesmo a morte da planta”, informou o técnico Jorge Amador Cancian.

Esses danos podem ocorrer em função da intensidade do evento, a tolerância da cultura, seu estágio de desenvolvimento e também se o cultivo é feito em ambiente protegido ou a céu aberto.

Dessa forma, os técnicos avaliam que os resultados diante da ocorrência de hoje somente poderão ser conhecidos nos próximos dias, após a realização de contato direto com os produtores locais.

Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), a cidade é uma grande produtora de grãos, como soja, milho e trigo.