Correio dos Campos

Grupo de corredores realiza ação ambiental em trecho do Rio Piraizinho

13 de junho de 2017 às 08:48

No último sábado, 10, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, integrantes do projeto “Corre Piraí”, que é composto por um grupo de pessoas que se reúnem diariamente para a prática de caminhadas e corridas de rua, promoveram sua primeira ação ambiental ao realizarem a limpeza e plantio de mudas nativas para a recomposição da Área de Preservação Permanente (APP) do trecho do Rio Piraizinho que passa na região central da cidade, ao lado do pavilhão cultural.

Segundo os organizadores do movimento, a ideia partiu dos próprios participantes do projeto. Aproximadamente 20 pessoas atuaram na limpeza da margem do rio e no plantio das mudas, todas nativas da região e próprias para as áreas de preservação permanentes, como a Aroeira, Paineira, Araucária, Tarumã, Maricá, Araçá, Cereja do Mato e Pau Jacaré.

A ação foi supervisionada por Kleber Sampaio, engenheiro florestal que integra o projeto de atletismo e que será o responsável pelos movimentos ambientais desenvolvidos pelo grupo.

Segundo o engenheiro, a supervisão técnica nessas ações é importante para que não sejam feitas escolhas inapropriadas de mudas e também para que o plantio aconteça da forma correta. “Precisamos ter a certeza de que as mudas são as mais adequadas para a área e para o tipo de solo que pretendemos preservar, aumentando assim sua taxa de ‘pegamento’ e o cumprimento de sua função”, alerta.

 

Compromisso social e com o meio ambiente – O projeto “Corre Piraí” pretender realizar diversas outras ações sociais e ambientais em Piraí do Sul. A primeira delas, realizada no último sábado, teve objetivo de salientar a importância da Área de Preservação Permanente, que deve ser constituída de espécies nativas e, dentre suas várias funções, proteger os rios e dar estabilidade ao solo durante as chuvas.

“Nessa primeira ação objetivamos mostrar aos participantes do projeto e também para a sociedade a importância de não jogarmos lixo nas ruas. Afinal, é dessa ação que acontece o entupimento dos bueiros e das vias de drenagem. Esse mesmo lixo chega aos rios e em suas margens, causando a poluição e podendo levar até mesmo doenças durante as enchentes”, finaliza o engenheiro.