Correio dos Campos

Piraienses competem no 35º Campeonato Paranaense de Taekwondo

8 de junho de 2017 às 19:25

Nos dias 3 e 4 de junho, os piraienses Poliana Santos Canavarro e Mateus Alves Bueno estiveram entre os 700 atletas que competiram no 35º Campeonato Paranaense de Taekwondo, em Maringá. Enquanto Poliana, que tem 15 anos e é faixa amarela, lutou na categoria juvenil faixa colorida, o faixa marrom Mateus, de 12, lutou na categoria cadete faixa preta, que assegurava vaga para o campeão disputar o campeonato brasileiro de menores. Os dois tiveram excelente desempenho na competição, voltando para Piraí do Sul nas condições de vice-campeões de suas categorias.

 

Participação – A técnica Juliana Pereira, em entrevista ao Correio dos Campos, explicou que levou apenas os dois competidores para Maringá devido aos custos com transporte, inscrição, hospedagem e alimentação. Ela disse ainda que sua equipe, que atualmente conta com cerca de 25 atletas, não conta com qualquer tipo de apoio da prefeitura, o que tem dificultado a participação da cidade em eventos da modalidade, já que nem todos as famílias dos atletas podem arcar com as despesas.

“Em um campeonato que pudemos levar todos nossos atletas, quando um dos pais pagou o transporte, trouxemos para casa o segundo lugar geral por equipes. Caso tivéssemos patrocínio, sem dúvida, traríamos muito mais títulos para a cidade, pois temos atletas com bom nível em Piraí”, afirma.

 

Próximo passo – Nos dias 5 e 6 de agosto acontecerá em Pato Branco a Copa Paraná de Taekwondo, que é seletiva para a Copa do Brasil. Ao lado do Paranaense da modalidade, a Copa Paraná é um dos principais e mais importantes eventos do Estado dentro do calendário da modalidade. “Quero muito que o Mateus participe da seletiva porque ele é o único com graduação para competir. Porém, para isso dependeremos novamente de patrocínio”, finaliza a treinadora.