Correio dos Campos

Projeto pretende incluir disciplina de trânsito nas escolas municipais

11 de maio de 2017 às 13:37

A Câmara de Vereadores vai estudar a partir desta semana o projeto que dispõe sobre a implantação de uma disciplina sobre educação no trânsito nas escolas municipais de Piraí do Sul. A proposta estimula as instituições de ensino a debater conteúdos referentes à sinalização e a prática de boas condutas ao volante.

O projeto é de iniciativa do vereador Dalney Bueno. A matéria busca incluir o tema na grade de ensino, com carga horária mínima de uma hora por semana. A disciplina deve abordar temas teóricos e práticos sobre legislação do trânsito, direção defensiva, respeito com o pedestre, cuidado com o meio ambiente e primeiros socorros.

De acordo com o autor, a educação dos jovens nas escolas torna-se uma das formas de combater a violência nas estradas em longo prazo. Do mesmo modo, antecipa a formação do adolescente, antes da idade da obtenção da carteira de motorista. “O objetivo do projeto é colocar o jovem em contato com a legislação desde cedo, não deixando que esse processo de formação e conscientização se inicie somente na idade de obtenção de carteira”, defende.

A proposição entrou em pauta na sessão da última segunda-feira (08) e segue para a avaliação das comissões internas.