Uma mulher de 42 anos morreu vítima da dengue em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, de acordo com boletim divulgado pela prefeitura na segunda-feira (20). Desde agosto de 2022, quando começou o ano epidemiológico, três mortes pela doença foram confirmadas na cidade.
Conforme a administração municipal, a vítima morreu em 19 de fevereiro após um período internada no Hospital Municipal Padre Germano Lauck com quadro grave da doença.
Na semana passada, o município declarou situação de emergência por conta da epidemia da dengue.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) afirmou tomar medidas para conter o avanço e combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Disse, também, que solicitou reforço no número de testes sorológicos e inseticida enviados ao Paraná pelo Ministério da Saúde.
A Sesa também salientou que moradores devem prestar atenção aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito, como evitar água parada.
Dengue em Foz do Iguaçu
A primeira morte por dengue do ano epidemiológico, que começou em agosto de 2022 e termina em julho deste ano, foi confirmada em setembro.
A segunda, assim como a confirmada nesta semana, aconteceu em fevereiro.
De acordo com um levantamento feito pela RPC, no Hospital Municipal, 25 pacientes recebem algum tipo de atendimento em relação à dengue.
Destes, nove estão internados com quadro mais grave da doença.
No Costa Cavalcanti, a demanda aumentou de cerca de 130 atendimentos por dia para aproximadamente 270 ao dia. O hospital tem registro de lotação.
De acordo com o Sistema Estadual de Regulação do Paraná (Care/Pr), na segunda-feira, não havia fila de espera para internamento de pacientes com dengue em Foz do Iguaçu.
Fonte: G1