Correio dos Campos

Festas de fim de ano: secretário de Saúde do Paraná reforça prevenção à Covid e lembra que vacina é ‘passaporte’

Em entrevista ao g1, Beto Preto lembra que coronavírus segue circulando. Desde o início da pandemia, mais de 45.300 morreram no Paraná em decorrência da doença.
20 de dezembro de 2022 às 09:36
(Foto: Reprodução/RPC)

Após quase três anos do início da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) explica que já se sabe que, sempre após feriados, viagens e eventos que causam maior circulação de pessoas, os casos da doença aumentam.

Porém, principalmente com o avanço da vacinação, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, diz ser possível encarar esses períodos com maturidade e naturalidade.

Dados divulgados pela Sesa nesta segunda-feira (19) revelam que, desde o início da crise sanitária, 45.376 morreram em decorrência da doença e 2.818.079 casos foram confirmados.

Em entrevista ao g1, o secretário reforçou que as medidas de prevenção à Covid tem que continuar. Veja as orientações no vídeo acima.

“Agora, é importante frisar: tendo a evolução de número de casos, nós temos rede hospitalar adequada, temos unidades de pronto atendimento dos municípios, porta de Pronto Socorro. Ninguém pode alegar que não conhece o comportamento da pandemia”, disse Beto Preto.

O secretário de Saúde do Paraná destacou que a vacina continua sendo o principal cuidado.

“A vacina nos deu essa condição de ficar sem máscara, de voltar a se relacionar com as pessoas e o final do ano ta aí. Tomando a vacina nós vamos continuar com essa sensação de bem-estar, com essa sensação de poder retomar a nossa vida normal. A vacinação é o nosso passaporte, vacinar é um ato de amor, é um ato de solidariedade humana.”
Beto Preto lembra que há 1.850 salas de vacina em todo o estado e que as secretarias municipais de Saúde atuam para informar a população e para aplicar os imunizantes.

“Ao longo do tempo, o assunto Covid acabou ficando meio massacrante. Nós precisamos reavivar, falar novamente do que passamos. Esse passado do Covid ele não é de 20 ou 30 anos atrás, é de 12 meses, 18 meses. Portanto, frisar que passamos um momento muito duro, então, é importante continuar levando a vacina, tendo a vacina à disposição e muita informação. ”

Xô corona vírus!

No mês de novembro, após feriados e uma alta no número de casos do novo coronavírus, a Sesa divulgou uma nova resolução reforçando a recomendação do uso de máscara.

A resolução recomenda o uso de máscara nos seguintes espaços e situações:

  • estabelecimentos de assistência à saúde;
  • pessoas com sintomas respiratórios gripais;
  • pessoas imunocomprometidas;
  • pessoas não vacinadas contra COVID-19 ou com esquema vacinal incompleto;
  • idosos, gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades;
  • funcionários e visitantes, no acesso à Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI);
  • espaços (ou ambientes) fechados, de acesso coletivo, onde o distanciamento físico entre pessoas não possa ser assegurado.

A secretaria lembra que o uso da máscara deve ser acompanhado de outras medidas como:

  • higiene das mãos;
  • manutenção de ambientes ventilados e arejados – privilegiando a circulação de ar natural;
  • não aglomeração de pessoas, sobretudo em espaços fechados e que impeçam o distanciamento físico entre elas;
  • limpeza e desinfecção frequente de ambientes e superfícies.

Fonte: G1