Correio dos Campos

Idoso que caiu de janela de hospital em Londrina teria se desequilibrado sozinho

O relatório feito pelo 5.º Distrito Policial de Londrina ouviu a equipe médica e familiares da vítima
19 de outubro de 2021 às 15:14
(Foto: Arquivo/RIC Record TV Londrina)

Após um ano da morte de Hélio Toscari, de 84 anos, a Polícia Civil divulgou relatório que mostra as investigações do caso. Conforme o documento, os indícios mostram que o idoso teria se desequilibrado sozinho, no dia 7 de setembro de 2020, ao abrir a janela do segundo andar da Santa Casa de Londrina, norte do Paraná.

As investigações começaram pela Delegacia de Homicídios, mas passaram a ser de responsabilidade do 5.º Distrito Policial. Elas mostram que, por meio de prontuários, depoimentos da equipe médica e familiares, não se trata, até o momento, de um crime de homicídio. O Instituto Médico Legal (IML) informou que Hélio morreu devido à lesão encefálica após traumatismo cranioencefálico, causados pela queda de plano elevado.

O detalhamento divulga que Hélio foi transferido, na madrugada do dia 7, do Hospital Mater Dei para o Hospital Santa Casa. Ele apresentava quadro de pneumonia e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante a tarde do mesmo dia, foi levado para o quarto. Algumas horas depois, sua neta tentou contato com o avô, mas não houve respostas ao ser transferida por telefone ao número do quarto.

“Ao entrar no quarto [a enfermeira] se depara com o paciente fora da cama, em pé, constatando que ele havia retirado o acesso venoso periférico (AVP) por onde recebia medicação, motivo pelo qual o local onde havia sido realizado a punção estava sangrando”, descreve o documento.

A enfermeira disse ter trocado a roupa de cama que havia sujado com o sangue e colocou Hélio deitado. Ela teria avisado ao paciente que voltaria para trocá-lo, deixando as grades do leito suspensas. Ao retornar, não encontrou o idoso no cômodo e constatou a queda, já que a janela estava aberta. Durante todo o processo, a neta fez outras ligações ao hospital.

Foi feito socorro ao idoso, que morreu por volta das 21h. A família foi comunicada do ocorrido. O relatório trabalha com a teoria de que Hélio saiu da cama, após a enfermeira deixar o quarto, e tentou abrir a janela do cômodo, “podendo para essa finalidade ter subido em um sofá localizado abaixo da janela ou esticado o braço para alcançá-la, o que poderia ter sido a causa de seu provável desequilíbrio e consequente queda”.

Nenhuma pessoa foi indiciada pela morte. O inquérito foi transferido para ao Ministério Público do Paraná, que pode reabrir o caso se julgar necessário. A RIC Record TV Londrina tentou contato com a família da vítima, que preferem não se pronunciar. A reportagem entrou em contato com a Santa Casa de Londrina, que também não irá se manifestar.

Fonte: Ricmais

https://ricmais.com.br/noticias/seguranca/idoso-que-caiu-de-janela-de-hospital-em-londrina-teria-se-desequilibrado-sozinho/