Correio dos Campos

Versão de que jovens teriam encontrado bebê recém-nascido em terreno baldio é falsa, afirma polícia

Investigações apontaram que a criança foi levada até o hospital pelo grupo de jovens à pedido dos pais da criança; a mãe do bebê é uma adolescente de 15 anos e o pai um jovem de 18 anos
21 de setembro de 2021 às 09:31
Bebê foi encontrado à noite em terreno baldio de Dois Vizinhos. (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Uma criança recém-nascida foi encontrada em um terreno baldio em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, no sábado (18). A criança foi abandonada ainda com o cordão umbilical e enrolada em uma toalha.

Segundo a polícia, a primeira versão era de que a criança teria sido encontrada por jovens que passavam pelo local e teriam levado o bebê até um hospital. Mas, investigações confirmaram que os jovens conheciam os pais do recém-nascido e teriam levado a criança até o hospital à pedido dos pais do bebê. A primeira versão teria sido uma forma dos jovens para não sofrerem sanções legais por abandono de incapaz.

Conforme o delegado da Polícia Civil, Joselito Teixeira dos Santos, os envolvidos no abandono foram todos identificados. A mãe do bebê é uma adolescente de 15 anos e o pai um jovem de 18 anos.

“Ambos tinham um relacionamento e vinham de uma extrema pobreza. A criança veio a nascer sem sequer ser feito o pré-natal. Eles resolveram que não queriam ter a guarda desse filho, chamaram um primo, pediram apoio dizendo que não tinham leite. O primo levou uma namorada, também menor de idade, e que levou esse leite para o casal. Neste encontro foi mais uma amiga junto, e foi quando os pais da criança resolveram que não queriam ficar com o filho. Esta menor, que foi levar a lata de leite junto com o seu namorado maior também, e uma amiga, resolveram embrulhar a criança e entregar em um hospital”, relata o delegado.

De acordo com a conselheira Cleucimara Molon Jubelli, que atendeu o caso, logo de início, quando os familiares do bebê ainda não tinham sido identificados, o Conselho Tutelar entrou com processos para garantir o acolhimento da criança.

“Diante disso, foi encaminhado ao Ministério Público e ao juizado o acolhimento, sugerido o acolhimento institucional e famliar desta criança. Esta foi uma decisão já na data de ontem, efetivada pelo Judiciário da nossa Comarca. Então, essa criança já está sob responsabilidade do Estado, assim que ganhar alta, ela vai para o acolhimento até que o processo de investigação da Polícia Civil seja concluído e que essa criança venha a ter um nome”, explica a conselheira.

Agora, a adolescente de 15 anos, mãe do bebê, também está sendo atendida pelo Conselho Tutelar e passará por exames médicos. Em seguida, os menores envolvidos no caso serão encaminhados à Vara da Infância e os maiores, assim como o pai da criança, serão indiciados por abandono de incapaz.

Fonte: Ricmais

https://ricmais.com.br/noticias/seguranca/versao-de-que-jovens-teriam-encontrado-bebe-recem-nascido-em-terreno-baldio-e-falsa-afirma-policia/