Correio dos Campos

Quase 1 mil produtos vencidos são apreendidos em loja de cosméticos, no Paraná

Segundo Procon, estabelecimento é reincidente. Entre os produtos estavam itens para cabelo, esmaltes e também água oxigenada
31 de agosto de 2021 às 09:14
Ação do Procon aconteceu nesta segunda (30). (Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapuava)

Quase 1 mil produtos vencidos foram apreendidos em uma loja de cosméticos de Guarapuava, na região central do Paraná, nesta segunda-feira (30), de acordo com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da cidade.

Segundo o órgão, o estabelecimento é reincidente.

A autuação aconteceu após uma segunda fiscalização, um mês depois da primeira, quando agentes do Procon haviam também localizado produtos vencidos na loja.

De acordo com a a coordenadora do Procon em Guarapuava, Luana Esteche, a equipe identificou produtos com validade expirada há mais de ano, com lacre rompido, além de frascos sem indicação de rotulagem.

Entre as 981 mercadorias apreendidas estavam produtos para cabelo, como shampoos e condicionadores, além de maquiagens, silicones, esmaltes, águas oxigenadas e pigmentos.

O Procon alertou, ainda, que os consumidores devem estar atentos à prática pois produtos vencidos “podem causar reações alérgicas graves ou serem ineficazes quando ultrapassam o período indicado para consumo”.

Uma segunda loja também foi autuado, conforme o órgão. As empresas serão processadas administrativamente, podendo pagar multas por descumprirem a legislação.

Fonte: G1