Correio dos Campos

Incêndios destroem lavouras, maquinários e pastagens no Oeste do Paraná

O clima seco, as altas temperaturas e o vento contribuíram para que as chamas se espalhassem rapidamente causando grandes prejuízos
20 de agosto de 2021 às 15:30
Lavoura de milho – Espigão Azul. (Foto: Reprodução)

Vários incêndios foram registrados nas últimas 24h, na região Oeste do Paraná. As chamas consumiram plantações e maquinários agrícolas. O clima seco, as altas temperaturas e o vento contribuíram para que as chamas se espalhassem rapidamente causando grandes prejuízos.

Em Espigão Azul, distrito de Cascavel, as chamas atingiram uma plantação de milho e cerca de 10 alqueires foram destruídos pelo sinistro que ficou incontrolável. A fumaça pode ser vista de longe, assim como as altas labaredas de fogo. A suspeita é que uma faísca causada por uma colheitadeira tenha dado início às chamas.

Em Lindoeste, município que fica a cerca de 40 quilômetros de Cascavel, 10 alqueires de pastagem foram consumidos pelas chamas.

Bombeiros do município de Capitão Leônidas Marques foram até o local para controlar o fogo que se alastrou rapidamente, pela vegetação seca. A área queimada fica no assentamento Campo Verde.

Os militares, com apoio da comunidade, trabalharam aproximadamente duas horas Foram utilizados dois mil litros de água, abafadores e máquinas costais para que o sinistro fosse extinguido.

Outro foco de incêndio foi registrado no canteiro que divide as pistas da BR-467, rodovia que liga a cidade de Cascavel e Toledo. O sinistro deixou a visibilidade dos condutores que passavam pelo trecho prejudicada.

O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para controlar as chamas que atingiram a vegetação rasteira. Com a força do vento, as faíscas atingiram algumas árvores que ficam às margens da rodovia. Os bombeiros tiveram bastante trabalho para controlar o fogo.

Quem passou pelo local precisou ficar atento para evitar acidentes, até que incêndio fosse controlado.

Em Mercedes, cidade que fica aproximadamente 60 quilômetros de Toledo, uma colheitadeira ficou totalmente destruída após incêndio.

O maquinário estava sendo utilizado para colheita na lavoura de milho, quando as chamas iniciaram no motor da colheitadeira. O fogo se alastrou para a plantação, mas foi controlado por populares com auxílio de um trator.

Um caminhão pipa e militares do Corpo de Bombeiros foram até o local para controlar o sinistro na colheitadeira, no entanto o equipamento foi totalmente danificado.

Ninguém ficou ferido.

Em Guaíra, três grandes incêndios ambientais foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros.

Um dos incêndios atingiu uma lavoura, entre a BR-272 e a Estrada de Faixinha. Foi necessário o apoio de caminhões pipas e do Corpo de Bombeiros para controlar às chamas.

Os outros dois incêndios foram registrados no interior do município, um na comunidade do São José e um na comunidade do São Luiz. Um deles consumiu aproximadamente 30 alqueires de uma lavoura já colhida.

Fonte: Ricmais

https://ricmais.com.br/noticias/seguranca/incendios-destroem-lavouras-maquinarios-e-pastagens-no-oeste-do-parana/