Correio dos Campos

Covid-19: Paraná confirma terceiro caso da variante delta em paciente de Apucarana, diz Sesa

Governo diz que não há transmissão comunitária, uma vez que cepa foi identificada em homem que é casado com a mulher que teve o 1º caso confirmado no estado. Paciente recebeu alta.
7 de julho de 2021 às 10:41
Pesquisadores enviam testes de Covid-19 para sequenciamento genético. (Foto: Jéssica Natal/UEPG)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o terceiro caso da variante delta do novo coronavírus no Paraná. O paciente é um homem de Apucarana, cidade do norte do estado, que chegou a ser internado, mas recebeu alta hospitalar em maio.

A confirmação foi feita nesta quarta-feira (7). Segundo a secretaria, o homem é casado com a mulher que teve o primeiro diagnóstico da variante, no estado. Ela também se recuperou da Covid-19.

O governo negou que exista transmissão comunitária da variante delta, no Paraná, uma vez que os três casos confirmados tiveram contatos próximos.

Até agora, todos os casos identificados da variante foram registrados em Apucarana. Uma grávida de 42 anos morreu, em abril, com diagnóstico da cepa, se tornando a primeira vítima, no Brasil. Ela tinha viajado para o Japão. O bebê sobreviveu.

A filha do casal diagnosticado com a variante confirmou que visitou a grávida, em abril. A mulher fez um teste de Covid-19 de farmácia, o qual não é possível realizar o sequenciamento genômico para identificar a variante.

Monitoramento de variantes

Desde o início da pandemia, o Paraná registrou a presença de pelo menos 24 variantes do novo coronavírus. As cepas gama e zeta, que foram identificada em Manaus e no Rio de Janeiro, são as mais comuns no estado.

A cada 15 dias, o Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR) envia amostras de testes do tipo RT-PCR para sequenciamento genômico na Fiocruz e Fundação Ezequiel Dias. A escolha é feita de maneira aleatória, de acordo com critérios técnicos e epidemiológicos.

Até agora, 925 amostras foram enviadas para testagem, sendo que 326 aguardam o resultado das análise.

Coronavírus no Paraná

O Paraná tem 1.301.721 casos confirmados e 31.518 mortes provocadas pela Covid-19, de acordo com boletim da Sesa de terça-feira (6).

O levantamento aponta ainda que 87% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos reservados para tratamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS) estão ocupados.

A taxa de recuperação da Covid-19 no Paraná é de 71%, conforme a secretaria. Desde o início da pandemia, foram 920.590 recuperados.

O estado registra 4,6 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose, sendo que 1,4 milhão de habitantes concluíram o esquema vacinal.

Fonte: G1