Correio dos Campos

Bebê morta em ataque a creche em Saudades era conhecida na escola pelo carisma, diz tia

Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses, é uma das cinco vítimas do ataque. Segundo a tia, a bebê era conhecida como a ‘miss simpatia’ da escola.
6 de maio de 2021 às 15:10
Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses. (Foto: Reprodução/NSC TV)

Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses, é lembrada pelos familiares como carinhosa e meiga com todos ao seu redor. Segundo a tia da bebê morta no atentado em uma creche de Saudades, no Oeste Catarinense, na terça-feira (4), na escola, a pequena era conhecida pelo carisma.

“É uma dor que só aumenta, cada vez mais, em ver ela daquele jeito. Uma menina que era conhecida como a ‘miss simpatia’ da escola”, lamenta Fernanda Fernandes.

Além de Ana, Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses e Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses, foram mortos. Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, e Mirla Renner, de 20 anos, também foram atingidas por golpes de facão e morreram. As vítimas foram enterradas na manhã de quarta (5).

A única criança sobrevivente do ataque passou por cirurgia e está em um hospital de Chapecó, na mesma região. Na quarta, ele deixou o hospital regional e foi levado para o Hospital a Criança, após deixar a UTI. O quadro de saúde é estável.

Após o crime, o autor do ataque deu golpes contra o próprio corpo. Ele também está internado em um hospital da região.

Para os moradores da cidade de pouco mais de 9,8 mil habitantes, as duas mulheres que morreram e os demais funcionários da creche foram fundamentais para evitar que houvesse mais mortes.

“Elas foram muito corajosas em lutar, em entrar em contato com ele [assassino], tentar salvas as outras crianças. Infelizmente não conseguiram. Algumas pessoas tiveram sorte, outras não”, afirma Edna Dessoy, mãe de uma das crianças que estavam na creche no momento do ataque.

A polícia acredita que a primeira pessoa que o assassino atacou foi a professora Keli Adriane Aniecevski. Mesmo ferida, ela correu para uma sala, onde estavam quatro crianças e a agente educativa Mirla Renner, de 20 anos.

O homem chegou até a sala e continuou os ataques, matando Keli e três crianças. Todas as vítimas foram atingidas com, pelo menos, cinco golpes de facão, segundo o Instituto Geral de Perícias (IGP).

O que se sabe até agora:

  • Um homem de 18 anos invadiu a escola Aquarela com duas facas às 10h de terça (4).
  • A creche fica na cidade de Saudades (SC), 600km de Florianópolis, e atende crianças de 6 meses a 2 anos.
  • 20 crianças estavam no local sob os cuidados de 5 professoras.
  • A primeira pessoa que o assassino atacou foi a professora Keli Adriane Aniecevski. Mesmo ferida, ela correu para uma sala, onde estavam quatro crianças e a agente educativa Mirla Renner, de 20 anos.
  • O homem chegou até a sala e continuou os ataques, matando Keli e três crianças. Mirla chegou a ser socorrida, mas não resistiu. Veja quem são as vítimas.
  • Todas as vítimas foram atingidas com, pelo menos, cinco golpes de facão.
  • O assassino tentou entrar em todas as salas da creche, mas professoras conseguiram se trancar e proteger as crianças.
  • Na casa do assassino, a polícia encontrou R$ 11 mil e duas embalagens de facas novas.
  • O velório e o sepultamento das cinco vítimas foram coletivos.
  • O homem foi autuado em flagrante por cinco homicídios triplamente qualificados, além de uma tentativa de homicídio contra a criança que foi ferida.
  • O Poder Judiciário de Santa Catarina converteu em preventiva a prisão em flagrante do autor.

Fonte: G1