Correio dos Campos

Baleia é encontrada morta em Matinhos; técnicos vão analisar qual era a espécie e o que aconteceu

Este foi segundo grande animal marinho encontrado nesta semana no litoral. Na quarta-feira (14), em Guaratuba, o Centro de Estudos do Mar encontrou um elefante marinho na encosta.
16 de abril de 2021 às 15:01
Baleia foi encontrada em Matinhos. (Foto: Colaboração/Almir Alves)

Uma baleia foi encontrada em Matinhos, no litoral do Paraná, na manhã desta quinta-feira (15). Segundo o Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), não foi possível dizer a espécie, pois o animal estava em processo de decomposição.

O registro do atendimento dos profissionais foi feito pela empresária Maria das Graças Suardi.

“Baleia apareceu aqui em Matinhos, já está se deteriorando”, disse ela, enquanto acompanhava os técnicos da UFPR no local.

Apesar de saberem que se trata de uma baleia, os profissionais não souberam dizer de qual espécie é. O Centro de Estudos do Mar encaminhou o animal para análise.

Segundo os profissionais, a partir das pesquisas, o laboratório de ecologia e conservação da UFPR conseguirá descobrir se a baleia foi contaminada e até, aproximadamente, onde estava antes de morrer.

Segundo animal na semana

Este foi o segundo registro de um grande animal encontrado no litoral nesta semana. Em Guaratuba, na quarta-feira (14), o Centro de Estudos do Mar encontrou um elefante marinho na encosta.

A suspeita é de que os animais tenham morrido por conta dos fortes ventos que atingiram o litoral nesta semana.

Conforme o Centro de Estudos do Mar, eles podem ter encalhado, ficaram à deriva e a maré trouxe os corpos dos animais para a areia.

Fonte: G1