Correio dos Campos

Professora de escola municipal morre após testar positivo para Covid-19, diz secretaria de Educação

Segundo a prefeitura, professora tinha 43 anos e voltou ao trabalho em 2021. Aulas presenciais da rede municipal de ensino foram adiadas no município.
24 de fevereiro de 2021 às 14:56
Professora Edinéia atuava na Escola Municipal Maria F. Tominaga, em Cascavel. (Foto: Escola Maria Fumiko Tominaga/Divulgação)

A professora Edinéia Soares, de 43 anos, morreu após testar positivo para a Covid-19, no Hospital Nossa Senhora da Salete, em Cascavel, no oeste do Paraná, conforme a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24).

Conforme a escola onde ela trabalhava, a professora voltou às atividades no início de 2021. No dia 12 de fevereiro testou positivo para Covid-19 e foi afastada das funções.

Os sintomas de Edinéia se agravaram no dia 16 de fevereiro, quando ela precisou ser internada.

A servidora atuava na rede municipal de ensino desde 2002. Ela trabalhava na Escola Maria Fumiko e deixou dois filhos.

Até a publicação desta reportagem, não havia sido divulgado o local de velório e sepultamento.

A Secretaria de Educação de Cascavel emitiu uma nota de pesar pela morte da funcionária.

“Dedicou sua vida à educação de nossas crianças com muita maestria. Uma grande perda para a rede publica municipal de ensino. Nossos sentimentos aos familiares.”

Aulas presenciais

As aulas presenciais na rede municipal de ensino, previstas para começar nesta quarta-feira, foram adiadas pela prefeitura para março.

De acordo com a prefeitura, antes mesmo da morte da professora, as aulas foram postergadas como medida de segurança no enfrentamento da Covid-19, em Cascavel.

Durante coletiva de imprensa, na terça-feira (23), a secretária de Educação, Marcia Baldini, disse que a decisão será analisada novamente na próxima semana.

“Tudo estava pronto para receber os alunos. No entanto, devido a esse grande número de casos que ocorreu em Cascavel e a confirmação de cinco casos positivos nas escolas municipais, além de 23 casos suspeitos, é um número muito grande, preferimos deixar esse início para daqui uma semana”, explicou a secretária.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até terça-feira, Cascavel registrou 23.252 casos confirmados do novo coronavírus e 309 mortes pela Covid-19. A cidade conta com 776 casos ativos da doença.

Fonte: G1