Correio dos Campos

Bebê de 10 meses morre de possível fome e desnutrição no Paraná; pai está preso

Menina provavelmente ficou mais de 24 horas sem comer. Última refeição que os pais deram a ela foi às 17h de quinta-feira.
22 de fevereiro de 2021 às 18:22
(Foto: Daniela Servieri)

Uma bebê de 10 meses foi encontrada morta dentro de casa, no bairro CIC, em Curitiba, na noite desta sexta-feira (19). A polícia investiga a possibilidade de morte por desnutrição, já que a criança, uma menina, estaria há mais de 24 horas sem comer nada. O pai foi preso pelo crime de omissão dos deveres de cuidado. A mãe foi ouvida e liberada.

A repórter da RIC Record TV, Daniela Servieri, esteve no local, a Rua Favo de Mel, Vila Barigui, na CIC. Conforme as apurações iniciais, a mãe disse aos policiais que a criança comeu a última vez na quinta-feira, às 17h e depois dormiu. Na manhã de sexta-feira, a mãe afirmou que acordou e viu que a criança tinha alguns gemidinhos. Porém foi trabalhar e deixou sob os cuidados do pai.

O pai alegou que acabou dormindo hoje a tarde e deixou mamadeira pronta em cima da mesa, para que a criança mais velha, de cinco anos, desse ao bebê. Mas não explicou direito se a criança comeu algo durante o dia, ou se a última refeição foi a mamadeira do dia anterior. A informação que a polícia tem, por enquanto, é de que a criança estaria há mais de 24 horas sem se alimentar.

Quando a mãe chegou de volta em casa, no início da noite, o bebê já estava morto, de provável fome e desnutrição. O Samu foi chamado, analisou a criança já morta e decidiu chamar a polícia porque no corpo do bebê havia diversos hematomas. Não seriam exatamente marcas de agressão, mas talvez maus tratos.

Família

Na casa de cinco cômodos moram pai, mãe e três filhas, meninas de 10 meses, 2 anos e 5 anos. Na mais velha a polícia constatou um hematoma na cabeça, na região da têmpora, um roxo já mais antigo, que a menina disse que foi feito pelo pai.

O pai é usuário de cocaína e foi, inclusive, abordado pela polícia há duas semanas. No entanto, conforme vizinhos, ele estava há alguns dias em abstinência de drogas e indo à igreja, na tentativa de largar o vício.

Pai e mãe foram levados à DHPP para serem ouvidos. O pai ficou preso e a mãe foi liberada.

Conselho Tutelar

As crianças ficaram a cargo de uma vizinha, até a chegada do Conselho Tutelar, que só foi acionado na manhã deste sábado (20). As duas irmãs de 5 e 2 anos foram levadas ao hosptial, já que possuem diversos hematomas no corpo, prováveis consequencias de violência. Depois do atendimento médico, o Conselho Tutelar informou que vai registrar boletim de ocorrência na polícia.

No fim da tarde, decidirão o que farão com as crianças, se irão para acolhimento em alguma instituição ou se vão encaminhar para familiares das crianças, que moram no Maranhão. O casal com as três crianças teriam chegado em Curitiba há pouco mais de um mês.

Fonte: Ricmais