Correio dos Campos

Primeira mulher eleita prefeita de Ponta Grossa, Professora Elizabeth diz ter sido alvo de machismo: ‘Agora seremos protagonistas’

Eleita com 52,38% dos votos válidos, candidata disse que 'Ponta Grossa terá uma prefeita vovó e professora'. Vencedora disse já ter iniciado os trabalhos para a transição de governo.
30 de novembro de 2020 às 16:32
Professora Elizabeth no debate da RPC. (Foto: Alexander de Marco/RPC)

No domingo (29), Ponta Grossa, cidade dos Campos Gerais do Paraná, elegeu pela primeira vez uma mulher como prefeita da cidade. Professora Elizabeth (PSD) tem 69 anos e governará o município a partir de 1º de janeiro de 2021.

Em entrevista ao Meio-Dia Paraná desta segunda-feira (30) a candidata eleita disse que nunca tinha sentido preconceito como agora e que viu o machismo imperar durante o campanha.

“Eu sempre fui uma mulher que sei o quanto nós temos valor, porque é o motivo pelo qual eu entrei na política. Nunca senti preconceito como agora. Foi pela primeira vez que eu senti o machismo imperando, pessoas falando barbaridades com relação à competência da mulher, com relação à minha idade. Ponta Grossa terá uma prefeita vovó e professora. Nós superamos esse preconceito. Agora nós somos protagonistas.”

Professora Elizabeth venceu a única disputa feminina do país no segundo turno das eleições deste ano. Ela derrotou a candidata Mabel Canto (PSC) com uma diferença de 8.003 votos.

Em votos válidos, Elizabeth ficou com 52,38% do eleitorado, enquanto Mabel teve 47,62%.

“É um misto indescritível de alegria, de felicidade e de responsabilidade. Pensando em todos os desafios que vêm pela frente. Já sei que amanhece o dia e anoitece com problema, todos os dias. A gente tem que solucionar esses problemas com inteligência e com uma equipe competente”, disse a professora.

Transição

Durante a entrevista, Professora Elizabeth disse que se reuniu nesta segunda-feira com o atual prefeito, Marcelo Rangel (PSDB), para discutir a transição de governo.

A candidata eleita também revelou que pretende manter o atual secretário de Fazenda, Cláudio Grokoviski, na prefeitura.

“Temos muito trabalho, não vai dar tempo nem de descansar, porque para mim tem que ser tudo para ontem. Temos que enfrentar esses novos passos com muita coragem, muita disposição. É uma característica minha”, comentou.

Elizabeth também prometeu uma reestruturação administrativa. O plano de governo da candidata já previa a mudança. De acordo com a futura prefeita, a reforma será enviada para a Câmara de Vereadores, onde será votada.

Além disso, a atual vice-prefeita disse que quer contar com mais mulheres na administração municipal e que irá se reunir com entidades assistenciais para ajudar no novo governo.

“A Secretaria da Família vai abarcar como um guarda-chuva todos esses segmentos e, principalmente, as nossas entidades assistenciais, que fazem um trabalho diferenciado voltado às minorias. Vamos estar juntos para resolver todas essas questões que fazem parte de toda a base do nosso governo: cuidar das pessoas.”

Coronavírus

Em relação à pandemia de Covid-19, Professora Elizabeth disse que Ponta Grossa tem números positivos na comparação com cidades do mesmo porte.

Além disso, a candidata eleita afirmou que a prefeitura previa o dobro de mortes provocadas pela doença. Atualmente, segundo boletim municipal, a cidade tem 160 óbitos e 9.018 casos confirmados.

“Estamos vivendo o dia-a-dia. Ninguém tem receita pronta para vencer a pandemia. As medidas serão continuamente adotadas para fazer com que a gente vença essa pandemia da melhor maneira possível”, disse.

Sobre a volta das aulas na rede municipal, Elizabeth disse que a expectativa é que o retorno aconteça em fevereiro. No entanto, a candidata disse que não é possível prever o que acontecerá até lá, mas que as escolas estão preparadas.

Outras áreas

À RPC, Professora Elizabeth também comentou os planos para as áreas de Saúde e Mobilidade Urbana.

A candidata voltou a defender o uso da tecnologia para auxiliar nos atendimentos médicos, por meio de aplicativos.

“Temos a ideia principal de fazer com que a inteligência artificial e a inovação tecnológica nos ajudem muito a fazer com que as pessoas tenham maior acesso através de consultas por aplicativos, e principalmente com a instalação do Ambulatório Médico de Especialidades”, afirmou.

Sobre o transporte coletivo, Elizabeth disse que Ponta Grossa terá audiências públicas a partir de janeiro de 2021 para discutir a nova licitação do serviço na cidade.

“Começando em janeiro uma discussão para fazer um projeto básico que irá para a nova licitação, porque em 2022 nós estaremos com essa licitação pronta para que os lotes aconteçam, com ônibus menos poluidores. Para que seja o preço justo, o preço que a população pode pagar.”

Fonte: G1