Correio dos Campos

Hospital Universitário recebe doações de aventais para ala Covid

21 de julho de 2020 às 10:18

Na última sexta-feira (17), o Hospital Universitário da UEPG abriu dez novos leitos de Terapia Intensiva para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19. Com a ampliação, o hospital conta agora com uma capacidade para 30 pacientes na UTI e 24 em leitos clínicos para o atendimento à pandemia. O aumento da capacidade de atendimento gerou uma demanda por mais equipamentos de proteção individual para os profissionais que trabalham no combate à pandemia.

A diretora geral do HU, Luciane Cabral, conta que os aventais descartáveis são os itens mais necessários no momento, por conta dos cuidados necessários com a paramentação e descarte apropriado dos materiais. “A cada vez que o profissional entra em um leito para atender a um paciente, o avental é descartado”, explica.

São utilizados por dia 15 aventais por paciente nos leitos de UTI, cinco aventais por paciente nos leitos clínicos, além dos equipamentos utilizados no Pronto Atendimento, na tenda de triagem de sintomas respiratórios e no setor de Imagem, onde são realizados exames de pacientes da ala Covid. “Considerando apenas os 23 pacientes que temos nesta segunda-feira internados na UTI Covid, o consumo é de mais de 10,3 mil aventais por mês, somente neste setor. Com a lotação máxima da UTI, esse consumo pode chegar a 13,5 mil aventais/mês”, detalha a diretora.

Há uma licitação pública em andamento para a aquisição destes materiais, mas a finalização do processo deve demorar alguns dias. Por isso, interessados podem contribuir para garantir a segurança dos profissionais de saúde do HU-UEPG, por meio de doações de quaisquer valores na conta da FAUEPG: Caixa Econômica Federal, agência 3186, operação 003, conta corrente 134-7, CNPJ 08.574.460/0001-35.

Fonte: UEPG