Correio dos Campos

Após mais de 20 dias internada com Covid-19, menina de 9 anos recebe alta do hospital, no Paraná

Sophia Fortes chegou a ficar internada na UTI pediátrica em Pato Branco, no sudoeste do estado. Criança pôde reencontrar a família no sábado (18).
21 de julho de 2020 às 08:47
Sophia e a mãe, Brenda, na saída do hospital, em Cascavel — Foto: RPC Cascavel

Uma menina de nove anos que foi diagnosticada com a Covid-19 recebeu alta após ficar mais de 20 dias internada em hospitais de Cascavel e Pato Branco, nas regiões oeste e sudoeste do Paraná. Sophia Fortes reencontrou a família e chegou em casa no sábado (18).

A criança, que mora em Cascavel, precisou ser levada às pressas para Pato Branco, onde ficou internada na Unidade Terapia Intensiva (UTI) pediátrica exclusiva para a Covid-19, em um hospital da cidade.

A mãe dela também foi diagnosticada com a doença. Por conta do tratamento, as duas tiveram que ficar separadas. O reencontro de mãe e filha emocionou funcionários do hospital.

No sábado, ao sair do hospital, Sophia também conseguiu rever o pai dela após quase um mês.

A mãe da menina, Brenda Fortes, contou que a criança está muito feliz e que, agora, a família irá aproveitar os momentos juntos, cuidando uns dos outros.

“Ela está muito alegre. Quer ficar com o irmão, com o pai. Está muito feliz, mesmo. É um sentimento de alívio, que a gente conseguiu. Agora, aproveitar o máximo que a gente puder”, disse.

Saúde

Segundo a família, Sophia não tem comorbidades. Mesmo assim, o quadro de saúde da criança se agravou e ela precisou ficar entubada na UTI pediátrica por 17 dias.

A médica Alice Gonzalez explicou que, geralmente, os profissionais esperam que os quadros mais graves aconteçam em pessoas com histórico de outras doenças, mas que isso vem mudando com o tempo.

“Como não é muito comum em crianças, a primeira pergunta que a gente fez era se ela já tinha algum problema, pulmonar, neurológico ou algo assim, mas para nossa surpresa não. A Sophia é uma criança saudável”, destacou a médica.

A mãe da menina foi diagnosticada com a doença no momento em que acompanhava a filha no hospital. Brenda teve sintomas leves e ficou internada na enfermaria, mas já está recuperada.

Fonte: G1