Correio dos Campos

Em Novo Itacolomi, prefeitura pede ajuda da polícia para monitorar moradores com suspeita de Covid-19

Pedido ocorreu após um homem, que aguarda exame da doença, ser flagrado pela Polícia Militar pegando carona na rodovia. Município tem dois casos confirmados do novo coronavírus e 35 suspeitos.
10 de julho de 2020 às 08:49
Foto: Divulgação/PMPR

O prefeito de Novo Itacolomi, no norte do Paraná, pediu ajuda da Polícia Militar (PM) para manter as pessoas com suspeita de Covid-19 em isolamento. A solicitação ocorreu depois que um morador, que espera o resultado de exames e deveria estar em isolamento, foi visto pedindo carona na saída da cidade.

Segundo o secretário municipal de Saúde, esse homem foi abordado pela PM e orientado a voltar para casa. No entanto, horas depois, ele foi visto novamente pedindo carona e dessa vez, segundo o secretário, conseguiu embarcar em um carro seguiu para Apucarana.

Quando voltou para Novo Itacolomi, foi parado pela polícia que fez um Boletim de Ocorrência contra ele. O morador foi novamente orientado a respeitar a quarentena.

Depois desse episódio, o secretário de Saúde entregou à Polícia Militar uma lista com o nome das pessoas que estão com suspeita de terem sido infectadas pelo novo coronavírus.

A intenção, segundo o secretário, é que a polícia ajude a monitorar essas pessoas para que elas respeitem o isolamento domiciliar. Todas essas pessoas assinaram um termo de responsabilidade se comprometendo a cumprir a determinação.

Ainda de acordo com o secretário de saúde, há duas pessoas confirmadas com a Covid-19 no município e 35 aguardando resultados de exames.

Novo Itacolomi tem pouco mais de 2.800 habitantes e fica 70 quilômetros de distância de Maringá.

Por ser uma cidade pequena, o secretário disse que a própria comunidade tem ajudado a fazer as denúncias de quem anda escapando do isolamento domiciliar.

Fonte: G1