Correio dos Campos

HU-UEPG realiza curso para profissionais de saúde que atuam na UTI Covid-19

26 de junho de 2020 às 14:42
(Foto: Divulgação/UEPG)

UEPG – O Hospital Universitário Regional Wallace Thadeu de Mello e Silva da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) realizou nessa quarta e quinta-feira (24 e 25) o “Curso Prático – UTI Covid-19″, destinado à capacitação dos profissionais da saúde que trabalham nesta ala da instituição. Aturam como instrutores, os médicos intensivistas Thomas Markus D`Haese e Maikel Ramthun, a enfermeira coordenadora das UTIs Fernanda Berger Ribas e a fisioterapeuta Thaiza Acosta Rebonato.

A Diretora do HU-UEPG, professora Luciane Cabral, enfatiza que a direção do hospital é precursora em realizar cursos de aperfeiçoamento e capacitação em seu Centro de Simulação próprio, criado para proporcionar ainda mais qualidade e melhor atendimento. “Este curso, juntamente com ações de prevenção e capacitação de todos os servidores, e o fornecimento de EPIs, mostra a preocupação e interesse do Hospital que é referência em atendimento à Covid”, afirma.

Segundo a coordenadora do centro de simulação clínica do HU-UEPG, enfermeira Melina Lopes Lima, “o treinamento foi idealizado pela coordenação da UTI-Covid, com o suporte do centro de simulação clínica e direção do hospital, diante da necessidade de atualização constante dos profissionais de enfermagem, médicos e fisioterapeutas envolvidos no cuidado ao paciente com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo Coronavírus”.

Melina explica que o manejo de pacientes com Covid-19 requer cuidados especializados, visto a importância em garantir uma assistência segura, tanto para a equipe de saúde, quanto para os pacientes. “Nesse sentido, foi proposto um curso prático que abordasse estações de simulação realística de manejo da via aérea, ventilação mecânica, pronação e paramentação, com o objetivo de possibilitar uma aprendizagem segura e profícua de procedimentos essenciais no sucesso terapêutico destes pacientes”, conta.

O vice-reitor da UEPG, Everson Augusto Krum, reforça a necessidade de aperfeiçoamento constante da equipe de saúde. “Neste momento de combate à Covid-19, é fundamental que as equipes profissionais tenham conhecimento especializado no atendimento às necessidades dos pacientes suspeitos ou confirmados com o Coronavírus”.