Correio dos Campos

Samu registra média de 63 trotes por mês durante a pandemia, em Ponta Grossa

Número de ligações falsas cresceu 671% entre março e junho de 2020, em comparação com 2019. Órgão diz que alta nos números também aconteceu por causa de mudança nos registros
25 de junho de 2020 às 14:46
(Foto: André Salamucha/RPC Ponta Grossa)

G1 – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, registrou 255 trotes entre março e junho de 2020, segundo dados do órgão. A média é de cerca dois trotes por dia, ou 63 por mês.

Conforme os dados do Samu, o número de trotes cresceu 671%, em comparação com o mesmo período de 2019. Veja no gráfico a seguir o número de registros por mês.

Trotes no Samu entre março e junho, em Ponta Grossa

Conforme o Samu, além da pandemia, o aumento se deve por causa do sistema de Ponta Grossa, que passou a registrar todos os registros de trotes, o que não acontecia em 2019.

A diretora técnica do Samu de Ponta Grossa, Adriana Pacholok, disse que em um dos plantões enviou ambulâncias para uma ocorrência falsa, o que poderia causar uma falta de atendimento para alguém que realmente precisasse do serviço.

“Tem casos que fica evidente que é um trote, que muitas vezes são crianças. Mas tem algumas pessoas que agem realmente de maldade. É muita falta de responsabilidade”, afirmou

No Paraná, há multa para quem for identificado fazendo trote. O valor da notificação é de R$ 216.
Caso o infrator não pague a notificação, o caso pode ser levado à Justiça.