Correio dos Campos

Adolescente suspeito de queimar bandeira do Brasil é apreendido, em Curitiba

Ele foi ouvido pela polícia nesta quarta-feira (3); após protesto, bandeira que estava hasteada em frente ao Palácio Iguaçu foi queimada, na segunda-feira (1º).
4 de junho de 2020 às 08:35
Bandeira do Brasil que estava hasteada em frente ao Palácio Iguaçu foi queimada — Foto: RPC/Reprodução

Um adolescente de 16 anos foi apreendido e ouvido pela Polícia Civil nesta quarta-feira (3) por ser suspeito de queimar a bandeira do Brasil que estava hasteada no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Segundo a polícia, ele participou do protesto contra o racismo, na segunda-feira (1º).

A Polícia Militar (PM) chegou até o adolescente após receber denúncias anônimas. Imagens e vídeos do protesto foram encontradas em um perfil dele em rede social. Ele aparece com a bandeira do Brasil.

Na segunda, o ato na Praça Santos Andrade, no Centro, foi pacífico. No Centro Cívico, houve vandalismo em bens públicos e privados. A PM dispersou parte dos manifestantes com tiros de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Seis pessoas foram presas e um menor apreendido.

Durante a confusão, a bandeira que estava hasteada em frente ao palácio foi retirada e queimada. O ataque a bandeira e outros símbolos nacionais é crime, com pena que pode chegar a quatro anos de prisão.

O adolescente apreendido nesta segunda negou que tenha ateado fogo à bandeira. Ele disse aos policiais que retirou a bandeira de onde estava para protegê-la de outros ataques. O rapaz foi ouvido na Delegacia do Adolescente.

Entrega de bandeira

Também nesta segunda, representantes do Movimento Negro Organizado de Curitiba fizeram a entrega simbólica de uma bandeira nacional ao chefe da Casa Militar do Governo do Paraná, tenente-coronel Welby Pereira Sales.

O ato foi em repúdio a ação de vândalos que queimaram a bandeira do Brasil, hasteada em frente ao Palácio Iguaçu.

Os advogados dos organizadores da manifestação contra o racismo reforçaram o pedido para que as autoridades identifiquem e punam os responsáveis pelos atos criminosos.

Fonte: G1