Correio dos Campos

Menina de 4 anos volta a enxergar completamente após ficar cega por 5 meses

24 de maio de 2020 às 09:10
Maria Clara se emocionou ao conseguir ver de novo móveis de sua casa em São Vicente, SP (Foto: Arquivo pessoal/Thamyres Ferreira da Silva)

Após ser diagnosticada com catarata e perder totalmente a visão do olho esquerdo e parte do direito, Maria Clara Silva Durval, de quatro anos, ganhou os procedimentos cirúrgicos e voltou a enxergar com os dois olhos depois de 5 meses. “Foi muita emoção. Ficamos muito felizes quando ela percebeu que trocamos os móveis de lugar nesse tempo que ela ficou sem a visão”, comemora a mãe Thamyres Ferreira da Silva.

A família é de São Vicente, no litoral paulista. Em entrevista no início de abril deste ano, a mãe relatou que estava desesperada, pois aguardava a vaga para o procedimento cirúrgico que poderia mudar a vida de Maria Clara. Após a divulgação do caso, o empresário Marcelo Coelho entrou em contato com ela e proporcionou todo o procedimento gratuito, com o apoio da Santa de Casa de Santos e do oftalmologista Marcos Alonso Garcia.

A criança recebeu o diagnóstico em janeiro, depois da mãe perceber uma mancha branca nos olhos da filha. Ela conta que tampou o olho direito para saber se ela estava enxergando e a resposta a assustou: Maria Clara disse que não enxergava.

Ela procurou um médico em uma unidade de saúde de São Vicente e foi encaminhada ao Hospital Municipal, onde passou por um oftalmologista, que a diagnosticou com catarata. Segundo a mãe, foi muito difícil ver a filha perdendo a visão tão rápido e tendo que deixar de fazer atividades que gostava e já faziam parte de seu cotidiano.

A criança teve que parar de ir à escola e a mãe deixou de trabalhar. Foram cinco meses difíceis para família, até que ela realizou a primeira cirurgia no olho esquerdo. O segundo procedimento foi no olho direito.

“Foram duas cirurgias, a primeira dia 20 de abril e a segunda dia 18 de maio. Ela estava muito ansiosa antes do procedimento, com a expectativa de voltar a ver e eu muito preocupada por ser uma cirurgia delicada. Mas graças a Deus deu tudo certo e foi tudo sem custo algum. Foi uma sensação muito boa, estamos todos felizes”, acrescenta a mãe.

Thamyres tinha iniciado uma campanha virtual, antes de conseguir o procedimento, para pagar a cirurgia da filha, e arrecadou R$ 4.660. Com o dinheiro, ela irá manter os cuidados com a criança. De acordo com ela, o oftalmologista indicou que Maria Clara será submetida a outras etapas de tratamento.

“Ela vai fazer o estímulo da visão, que o médico explicou que pode ter ficado ‘preguiçosa’ pelo tempo que os olhos ficaram sem estímulo. Também vai precisar de alguns medicamentos e óculos especiais. Então, todo o dinheiro vou usar nisso, o que vai nos ajudar muito porque estou desempregada. Sou muito grata a todos que ajudaram. Em um momento tão difícil como esse que vivemos da pandemia, isso nos trouxe muita esperança. Ela tá muito feliz”, conclui.

Entenda a doença
A catarata é uma doença que afeta o cristalino do olho, ou seja, a parte transparente, que funciona como uma espécie de lente natural. Sua função é ajudar no foco da visão em diferentes distâncias. Com a catarata, o cristalino fica opaco. Segundo o médico oftalmologista Zarry Vasconcelos Santos, a doença não é tão incomum em crianças.

“Geralmente acomete idosos, mas tem pessoas com 30, 40 anos, e até mesmo recém nascido que desenvolve a doença. Hoje, no Brasil, você tem alguns testes, como o do olhinho, que é obrigatório e é feito logo depois do nascimento, para detectar doenças relacionadas a visão”, esclareceu.

Conforme explica o médico, a catarata na criança pode estar ligada à alguns fatores, como um trauma no olho, doenças infecciosas e até a ingestão de alguns medicamento a base de corticoide. Zarry informa que a cirurgia é utilizada em 99% dos casos e que, se bem realizada, tem recuperação rápida. Na procedimento, é feita a raspagem do cristalino e uma nova lente é inserida.

Fonte: G1