Correio dos Campos

Paranaense doa parte de fígado para salvar vida de garoto: ‘Meu maior presente é ver ele brincando como uma criança normal’

Doadora é amiga da mãe do menino e diz que foi muita surpresa a compatibilidade. Menino completa três meses do transplante na segunda-feira (27)
24 de abril de 2020 às 08:34
Jhonatan, de seis anos, recebeu 40% do fígado de Gislaine — Foto: Divulgação

G1 – Depois de muito tempo esperando por um transplante de fígado, o pequeno Jhonatan Rafael Silva de Oliveira, finalmente conseguiu um doador e pode fazer tudo o que uma criança da idade dele gosta de fazer.

Prestes a completar três meses do procedimento médico, na segunda-feira (27), ele já ganhou peso, brinca, estuda e melhorou até a fala.

Tudo graças a Gislaine Lopes, amiga da mãe do garoto, que agora passou a ter outro significado para a família. Ela tem 36 anos e doou 40% do fígado dela para salvar a vida do Jhonatan.

“Ela passou de amiga para praticamente uma irmã. Não sei o que seria da vida do meu filho se não fosse ela. Foi um gesto tão humano, tão lindo, que eu serei eternamente grata”, disse a dona de casa Sidineia Vitor da Silva, mãe do Jhonatan.

Gislaine contou que o fato de ser compatível com o garoto causou muita surpresa, já que ela não tem vínculo familiar nenhum com a família.

“Mas eu sei que foi muito mais que uma coincidência. São coisas que realmente ficam difíceis de explicar. Vão muito além de religião ou qualquer outra coisa”, destacou.

Para doar parte do fígado, ela precisou de uma autorização da Justiça. O procedimento é de praxe quando o doador é vivo.

“O meu melhor presente é ver ele brincando como uma criança normal. É tão bom saber que pude ajudar de alguma forma”, comemorou a doadora.

O transplante

Para se preparar para o transplante, a família de Jhonatan e a Gislaine ficaram três meses em uma casa de apoio, em São Paulo. O procedimento médico foi realizado no dia 27 de janeiro no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Gislaine precisou ficar 5 dias internada, e Jhonatan ficou treze dias. Ele recebeu alta no dia 9 de fevereiro, no mesmo dia em que completou seis anos.

“Graças a Deus deu tudo certo. Claro que não foi algo simples, mas eu sabia que tinha uma vida por trás de tudo isso. Então, o meu gesto não foi mais que a minha obrigação quando a gente pensa que fomos feitos para amar um ao outro”, ressaltou Gislaine.

Três meses depois, a doadora disse que está totalmente recuperada da cirurgia e que a maior alegria é ver Jhonatan brincando como sempre sonhou.

Atualmente, 148 pacientes no Paraná estão na fila de espera por um transplante de fígado.