Correio dos Campos

Foto mostra paciente que aguardava vaga em UTI de hospital do AM respirando com saco plástico improvisado por médicos

Secretaria de Saúde do Amazonas informou que família do paciente autorizou procedimento e o homem já foi transferido para um hospital.
22 de abril de 2020 às 08:26
Inconsciente, paciente que aguardava vaga em UTI de hospital público do AM respirava com ajuda de saco plástico improvisado por médicos. — Foto: Reprodução/Internet

Uma imagem que circulou em redes sociais mostra um paciente inconsciente em uma unidade de Pronto Atendimento, em Manaus. O homem estava com dificuldade para respirar e os médicos tiveram que improvisar um “equipamento”: um saco plástico que funcionou como uma câmara de ar para o rapaz. Nesta terça-feira (21), a Secretaria de Estado de Sáude (Susam) informou que 91% dos leitos UTI para pacientes de Covid-19 do Amazonas já estão ocupados. No estado, o número de casos confirmados chegou a 2.270, com 193 mortes no total.

Com dificuldade para respirar, o paciente aguardava que vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) fossem disponibilizadas na rede de saúde pública.

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que a família desse paciente autorizou o procedimento do improviso. Eles disseram, ainda, que o paciente já foi transferido para um hospital da rede privada.

A reportagem da Rede Amazônica mostra, também, que uma idosa, de 63 anos, morreu no Serviço de Pronto Atendimento do São Raimundo, após quatro dias aguardando uma vaga em UTI. Foi justamente no dia que a justiça determinou que o estado fizesse a transferência da paciente. A família disse que a mulher tinha suspeita de Covid-19. Ela estava inconsciente e respirava com muita dificuldade.

A secretária estadual de saúde, Simone Papaiz, informou em coletiva de imprensa virtual, nesta terça-feira (21), que o Estado busca contratar novos profissionais para aumentar o número de leitos disponíveis do Estado. Segundo ela, a taxa de ocupação de salas rosas, para onde são levados pacientes de Covid-19 que não conseguem leitos nos hospitais, costuma a chegar na totalidade.

“Sala rosa, chegamos a 100%. Varia muito de 95% a 100% de internação, dependendo do dia. Ontem, por exemplo, nós estávamos com 100% de capacidade operacional da sala rosa, no Hospital 28 de Agosto. Os leitos com maior taxa de ocupação são os de UTI. Por isso, estamos nos debruçando na questão de contratação de médicos intensivistas para poder ampliar os leitos de UTI. Este é um de nossos desafios”, disse Simone.

Na maternidade Balbina Mestrinho, em Manaus, uma dona de casa de 27 anos que está em isolamento com sintomas do novo coronavírus denuncia a falta de atenção necessária durante a gravidez. Ela teme perder a vida e a filha.

Na manhã desta terça-feira (21), em entrevista ao G1, a dona de casa Suelen Martins, grávida de seis meses, contou que há seis dias passou mal em casa. Ela teve febre alta e tomou medicação, mas outros sintomas apareceram. Ela então foi até a maternidade, na Zona Sul de Manaus, onde está internada desde então.

Internada há quatro dias na rede pública de saúde do Amazonas, Dona Maria das Graças, de 63 anos de idade, morreu com suspeita de Covid-19 nesta segunda-feira (20). Ela esperava uma transferência de hospital para ter acesso a uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas foi a óbito antes de conseguir. A família denunciou descaso médico no caso. A filha, em entrevista à Rede Amazônica, ao comentar o caso, denunciou descaso de médicos e enfermeiros.