Correio dos Campos

Com apoio da Klabin, Feira da Agricultura Familiar é inaugurada em Telêmaco Borba

26 de julho de 2024 às 13:25
Inauguração da nova Feira da Agricultura Familiar. (Crédito: Divulgação Klabin)

COM ASSESSORIAS – Telêmaco Borba acaba de ganhar um espaço exclusivo para o comércio de alimentos de qualidade à população. Foi inaugurada na sexta-feira, dia 26, a nova Feira da Agricultura Familiar, localizada no térreo do prédio da atual Estação Rodoviária, no centro da cidade. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Telêmaco Borba, da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar Centro Norte do Paraná e da Klabin, por meio do Programa Matas Sociais, em parceria com o Sebrae. A feira será permanente, com atendimento de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 08h às 13h.

A nova Feira da Agricultura Familiar terá oferta de hortaliças e legumes, como alface, almeirão, rúcula, repolho, chicória, mostarda, tomate, cenoura, beterraba, chuchu, batata doce, mandioca, entre outros. Terá também produtos como pães, bolachas e geleias. Os alimentos serão reabastecidos com frequência, com prioridade para verduras e legumes frescos, tanto orgânicos quanto convencionais. Já as frutas serão oferecidas conforme a disponibilidade da estação.

O espaço da nova feira terá ambientação com base no “design sensorial”, ou seja, pretende oferecer uma experiência diferenciada ao cliente, valorizando os produtos dos agricultores e tornando mais atrativa sua comercialização. O Sebrae mapeou os hábitos de consumo de hortifrútis, o perfil dos consumidores, dos agricultores e sugeriu a concepção do espaço. Tudo foi projetado de acordo com os princípios da sustentabilidade e da inovação. Os móveis s

ão de madeira e também de papelão ondulado, feitos exclusivamente pela Klabin. A decoração valoriza o cooperativismo, a vida no campo, e resgata o ambiente das antigas feiras.

“O programa de agricultura familiar Matas Sociais, da Klabin, tem como objetivo fortalecer pequenos e médios agricultores e estimular na população o consumo de alimentos de qualidade, produzidos na região. Com a nova feira, vamos estimular a economia dos municípios participantes, gerando renda a quase mil famílias”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.

Regiane Aparecida Moura da Silva, presidente da Central de Cooperativas, destaca que a feira também traz oportunidades para incentivar a agroindústria familiar. “Além dos hortifrútis, serão comercializados alimentos como pães, doces, massas, bolachas e derivados do leite. A industrialização potencializa a produção local e diversifica a renda dos pequenos e médios produtores. Como uma Central de Cooperativas, nós temos o papel de acolher e dar força aos agricultores da região, e a feira em Telêmaco Borba ratifica essa missão”, observa Regiane.

A Central de Cooperativas é composta por cinco cooperativas: COAF (de São Jerônimo da Serra), Copasol (de Sapopema), Coopervati (de Telêmaco Borba), Coocat-Mel (de Imbaú) e Copercandi (de Cândido de Abreu). Juntas, elas possuem mais de 900 famílias associadas, de 40 municípios paranaenses.

O escritório da Central de Cooperativas foi estruturado numa sala ao lado da feira, incluindo espaço para armazenamento e distribuição de alimentos.

SERVIÇO

Feira da Agricultura Familiar

Local: prédio da atual Estação Rodoviária

Atendimento: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados, das 8h às 13h.