Correio dos Campos

Homem com suspeita de coronavírus agride médico em Unidade de Pronto Atendimento de Curitiba, diz sindicato

Prefeitura repudiou as agressões, registradas nesta quinta-feira (8); paciente possui histórico de transtorno mental e agrediu o profissional ao recusar encaminhamento ao hospital.
9 de abril de 2020 às 08:05
Homem com suspeita de coronavírus agrediu um médico em Unidade de Pronto Atendimento de Curitiba, segundo sindicato — Foto: Reprodução/RPC

G1 – Um paciente, de 40 anos, com suspeita do novo coronavírus agrediu um médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Sitio Cercado, em Curitiba, segundo o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar).

O sindicado informou que a agressão aconteceu nesta quarta-feira (8). Conforme o Simepar, o paciente arrancou o acesso venoso e, além das agressões contra o profissional, cuspiu na equipe médica.

A Prefeitura de Curitiba disse que o paciente possui histórico de transtorno mental e que foi atendido na UPA com sintomas respiratórios, entre eles, dificuldade para respirar. O homem recusou indicação de internamento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

O sindicato informou que, diante da atitude do paciente, o médico “não teve tempo para se paramentar, pois foi até porta da sala onde se encontrava o paciente, de máscara cirúrgica” que o profissional tentou conversar com o homem da porta, “a uma distância segura, pra evitar que se evadisse”.

Em seguida, conforme o Simepar, o paciente cometeu as agressões. O paciente se recusou a ser levado ao hospital e, após arrancar o acesso venoso ainda balançou o braço ensanguentado para tentar atingir o restante da equipe médica.

A prefeitura repudiou as agressões e informou que se solidariza com os profissionais. O município ressaltou que segue todas as normas do Ministério da Saúde sobre uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais.

O que disse o médico

O médico de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Curitiba, que foi agredido por um paciente com suspeita do novo coronavírus, disse estar preocupado em ter sido contaminado junto com a equipe.

“Estou com um pouco de dor, com edema, mas os danos foram menores. O que me preocupa, se ele realmente for confirmado um caso de infecção por coronavírus, é ele ter contaminado a mim e todo o restante da equipe”, afirmou o médico Igor Kazuo.

Segundo o médico, o paciente estava muito agressivo. Ele arrancou ou acesso venenoso e a máscara de isolamento respiratório que usava, ainda conforme o médico. “Nisso, o paciente me golpeou com um soco no nariz. Para a minha defesa, conseguimos algemá-lo. Mas o paciente já havia espirrado sangue para todo lado, sangue dele. Ele me agrediu, puxou as máscaras dos técnicos de enfermagem e da Guarda Municipal”, contou.