Correio dos Campos

Paraná tem 10 novos casos de sarampo e chega a 944 confirmações da doença, diz Sesa

Estado não registrou nenhuma morte por sarampo desde agosto do ano passado, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (2).
3 de abril de 2020 às 08:35
(Foto: Reprodução/internet)

O Paraná teve 10 novos casos de sarampo confirmados em uma semana e chegou a 944 confirmações da doença, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (2).

Segundo o levantamento, que considera o período desde agosto de 2019, foram notificados 3.391 casos de sarampo no estado, sendo que 506 foram descartados e 1.941 estão sob investigação.

Ainda conforme o boletim da Sesa, o Paraná não teve nenhuma morte por sarampo no período.

Curitiba possui 560 casos confirmados, de acordo com a secretaria.

As outras cidades com maior número de confirmações no estado são Pinhais, com 39 casos, Campo Largo, com 30, São José dos Pinhais, com 32, e Almirante Tamandaré, com 28 pacientes.

Novos casos

Os dez novos casos confirmados em uma semana, são de pacientes de Curitiba e região. Conforme a Secretaria de Saúde, oito pessoas foram diagnosticadas com sarampo na capital, além de uma pessoa em Pinhais e outra em Piraquara, ambas cidades da Região Metropolitana.

Vacinação

A vacinação contra o sarampo está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.

A Sesa orienta que os pacientes procurem entrar em contato com as unidades de vacinação para consultar sobre os horário de menor movimento para receber a vacina, considerando os cuidados com os riscos de transmissão do novo coronavírus.

De acordo com a secretaria, pessoas entre seis meses de vida e 59 anos devem procurar uma unidade de saúde para receber a imunização contra o sarampo.

A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses, e a primeira dose deve ser aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral – que previne sarampo, caxumba e rubéola.

A segunda dose para os bebês é aplicada aos 15 meses de vida com a vacina tetra viral – que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora.

 — Foto: Arte G1 — Foto: Arte G1

— Foto: Arte G1

Fonte: G1