Correio dos Campos

Cibercrime: não instale o aplicativo Covid-19 Tracker

Ao invés de mostrar dados do coronavírus, ele criptografa e bloqueia celulares e computadores
19 de março de 2020 às 09:25
Imagem Ilustrativa (foto: Tânia Rego/Arquivo/Agência Brasil)

A Polícia Civil orienta a não instalação do aplicativo COVID-19 Tracker. Este app tem sido divulgado em links e downloads em redes sociais. O COVID-19 Tracker apresenta mapa interativo que atualiza dados mundiais sobre o coronavírus, mas na verdade ele entra no dispositivo, criptografa e bloqueia.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, após isso é solicitado um pagamento ou resgate para liberação dos dispositivos. A orientação é para que aplicativos devem ser instalados apenas por lojas oficiais como Google Play e Apple Store.

“Um aplicativo, de nome COVID-19 Tracker, tem sido divulgado por links e downloads em redes sociais. O aplicativo apresenta um mapa interativo e dados estatísticos mundiais sobre o coronavírus, mas, na verdade, é um malware, que criptografa e bloqueia os celulares, computadores e demais dispositivos onde for instalado. Depois, solicita pagamento/resgate em bitcoins para liberação dos dispositivos infectados.

Por isso, a DERCC (Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos) orienta a população a fazer download de aplicativos somente pelas lojas oficiais (Google Play e Apple Store) e não clicar em links desconhecidos que venham a receber”, esclarece a Polícia Civil.

Fonte: Catve