Correio dos Campos

Polícia investiga pesca ilegal e maus-tratos a tubarão encontrado em Guaratuba

20 de fevereiro de 2020 às 13:42
Animal foi encontrado com uma marca de anzol, em Guaratuba. (Foto: Arquivo pessoal/Felipe Correa)

A Polícia Civil informou que está investigando os crimes de pesca ilegal e maus-tratos ao tubarão encontrado encalhado em uma praia de Guaratuba na quarta-feira (19). Um vídeo mostra o animal ainda vivo na areia da praia sendo arrastado para longe da água.

As imagens também mostram que o animal estava ferido com uma marca de anzol. Quando pesquisadores do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná chegaram ao local, o animal já estava morto. O CEM informou que o animal era um tubarão-mako de 2,26 metros.

De acordo com a delegada de plantão da Operação Verão, Fernanda Lima, a polícia está tentando identificar os homens que aparecem arrastando o animal e se houve maus-tratos.

Segundo a delegada, há relatos de testemunhas que pessoas tentaram puxar o animal novamente para água antes de retirá-lo por completo do mar. “O animal foi retirado da água com vida ainda. Ele apresentava machucados, ferimentos, provenientes de aparato de pesca, um espinhel e linha de pesca, o que também será apurado para identificar se houve algum tipo de crime de pesca ilegal”, disse a delegada.

Recomendações
A delegada Fernanda Lima afirmou que a orientação é que não se mexa no animal ao se deparar com uma espécie marinha ferida na beira do mar e que entre em contato com o Centro de Estudos do Mar, pelo telefone (41) 3511-8685.

“O ideal é que não tente fazer o que foi feito no vídeo, com o animal sendo arrastado ele para mais longe da água”, disse a delegada.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação, Camila Domit, o resgate deve ser feito por pessoas especializadas para que nem a vida do animal, nem dos banhistas seja colocada em risco.

“Nós não sabemos a real intenção daquelas pessoas, se elas queriam ajudar e só não tinham informação”

De acordo com a bióloga, o exame de necropsia do tubarão foi feito pelo laboratório, que apontou que o tubarão tinha um ferimento por anzol próximo à mandíbula.

Fonte: G1