Correio dos Campos

Operação que trouxe repatriados da China tem orçamento de R$ 11,2 milhões, diz Ministério da Defesa

Segundo órgão, verba é um 'crédito extraordinário' para custear despesas aéreas, de saúde e infraestrutura, além de uma reserva. Grupo de 34 pessoas, mais equipe técnica, cumprem quarentena na Base Aérea de Anápolis
18 de fevereiro de 2020 às 14:59
(Foto: Ho Yeh Li/Arquivo pessoal)

G1 – O Ministério da Defesa informou que tem um orçamento de R$ 11,2 milhões disponíveis para os custos com a operação que trouxe brasileiros de Wuhan, na China, por causa do coronavírus. Os repatriados estão em quarentena na Base Aérea de Anápolis há nove dias e devem ficar pelo mesmo período no local até que se complete o hiato de 18 dias de isolamento.

Também de acordo com o Ministério da Defesa, o dinheiro é um “crédito extraordinário” em favor do órgão, o qual serve para arcar com as seguintes pendências:

Atividades aéreas (tanto da parte nacional quanto internacional);

Apoio terrestre nas ações de saúde e de infraestrutura geral

Reserva técnica em caso de intercorrência.

O G1 questionou o Ministério sobre o valor já gasto até segunda-feira (17) e aguarda resposta.

Os Hotéis de Trânsito da Base Aérea foram adaptados para receber o grupo, que desembarcou na cidade goiana no último dia 9. No local, foi montada uma grande estrutura para o isolamento do grupo, o qual contém brinquedoteca, videogame e apresentações musicais. Eles também têm acesso a seis refeições diárias e atendimento médico integral.

Operação Regresso

Segundo informações disponíveis no portal da Força Aérea Brasileira (FAB), vários ministérios se mobilizaram para repatriar os brasileiros que estavam em Wuhan, assim como seus cônjuges chineses. A medida foi tomada em decorrência do surto de contaminação pelo coronavírus na cidade chinesa.

A Operação Regresso enviou 24 pessoas – entre tripulantes, médicos e jornalistas – para buscar os repatriados. No total, 34 pessoas que estavam no epicentro do contágio foram resgatas e levadas para a Base Aérea de Anápolis.

As 58 pessoas que fizeram a viagem completa a bordo das duas aeronaves da FAB estão em quarentena desde o último dia 9, quando chegaram à cidade goiana. Segundo o protocolo de segurança definido pelo Ministério da Defesa, eles devem ficar isolados por 18 dias no total – com saída prevista para 27 de fevereiro.

Exames

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) testou secreções de todos os isolados assim que chegaram e os exames deram negativo para a presença do coronavírus.

Na segunda-feira, eles forneceram outras amostras para uma segunda análise, que deve ficar pronta até quarta-feira (19). Um terceiro exame deve ser feito a partir do 14º dia de isolamento, conforme previsto no protocolo de segurança.

Também na segunda-feira, o Ministério da Saúde informou que avaliará se há possibilidade de liberar, antes do fim da quarentena, os 24 profissionais que foram buscar os repatriados.