Correio dos Campos

Hotel oferece videogame, internet e shows a repatriados que ficarão em quarentena em Anápolis; fotos

Grupo está em Wuhan – epicentro de surto do coronavírus – e deve chegar neste fim de semana a Anápolis. Quartos contam com presentes para os hóspedes, máscaras e TV
8 de fevereiro de 2020 às 08:16
Quarto para quarentena na Base Aérea de Anápolis, Goiás. (Divulgação/Sílvio Túlio/G1)

Os quartos dos Hotéis de Trânsito da Base Aérea de Anápolis que vão receber os brasileiros repatriados da China foram apresentados à imprensa nesta sexta-feira (7). Eles contam com TV, frigobar, ar-condicionado e presentes para os hóspedes. As crianças também vão receber brinquedos. O grupo deve ficar em quarentena no local por 18 dias.

O grupo terá acesso a videogames e internet totalmente liberada. Eles também poderão assistir a filmes e apresentações musicais da banda militar em um espaço externo, coberto por uma enorme tenda e no qual foi instalado um telão. Haverá ainda recreação para as crianças, com brinquedoteca e biblioteca.

“Sobre as atividades com banda e apresentações, [elas] vão acontecer. Diria que até na distância normal que qualquer pessoa vai assistir a uma banda. Dentro de um raio de segurança, vão seguir o regramento dessas distâncias que foram acordadas”, disse o almirante Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa.

A previsão da Força Aérea Brasileira (FAB) é de que o grupo chegue a Anápolis até a madrugada de domingo (9). O Ministério da Defesa informou que as aeronaves deixaram Varsóvia, na Polônia, nesta madrugada e já pousaram em Umriqi, na China, última escala antes da chegada em Wuhan, cidade que é o epicentro do coronavírus. Eles devem embarcar nos dois aviões enviados nesta tarde.

Os ministros da Defesa, Fernando Azevedo, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, chegaram por volta de 13h20 desta sexta-feira à Base Aérea para nova vistoria.

Todos os quartos já estão equipados com máscaras e luvas. Há uma grande área verde ao lado dos hotéis que poderá ser usada pelo grupo. Nela, há jogos de mesas, espreguiçadeiras e um pula-pula para crianças.

Viajaram em cada avião da FAB 11 tripulantes e sete médicos. Estes profissionais de saúde serão os mesmos que farão o atendimento aos repatriados durante a quarentena.

O ministro da Defesa, Fernado Azevedo, atualizou nesta manhã que deve trazer de volta 40 pessoas, incluindo seis estrangeiros que desembarcarão nas escalas. Na noite de quinta-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro já havia dito que os aviões, para a viagem de volta, poderiam ter o embarque de cidadãos de outros países

Rotina na quarentena

A FAB deu detalhes sobre as adaptações que estão sendo feitas na Base Aérea de Anápolis para receber o grupo. Foram adquiridos itens novos como roupas de cama, berços, fraldas e até cortinas com material anti-alergênico.

Veja o que será oferecido aos repatriados na quarentena:

Seis refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas);
Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares;
Internet, TV a cabo, frigobar e geladeira sem itens alcóolicos;
Serviço religioso;
Emergência odontológica;
Apoio psicológico e pedagógico.

Há, no grupo, uma família de cinco pessoas que ficará em dois quartos contíguos. Duas mulheres que têm filhos pequenos ficarão em um quarto com uma cama e um berço. Existem ainda casais sem filhos e homens e mulheres solteiras.

O grupo terá seus sinais vitais monitorados três vezes ao dia. Diante de qualquer alteração mais grave no quadro clínico, a pessoa envolvida será transportada, caso necessário, para o Hospital de Base, em Brasília.

Após o período de quarentena, os brasileiros podem ir para suas respectivas cidades. Depois, caso queiram voltar para a China, as despesas são por conta própria.

Anápolis

A Prefeitura de Anápolis informou que o período de quarentena não vai interferir na rotina da cidade. Não haverá, por exemplo, mudanças nos horários de aulas nas escolas ou repartições públicas. Os estabelecimentos comerciais também abrirão normalmente. Além disso, intervenções no trânsito, por ora, estão descartadas.

O prefeito da cidade, Roberto Naves (PP), já havia dito – antes mesmo da escolha do município para abrigar o grupo – que eles ficariam isolados e não teria qualquer tipo de contato com os moradores. Por isso, na ocasião, ressaltou que não havia motivo para pânico.

Fonte: G1