Correio dos Campos

Carro busca Suzane Richthofen dentro de presídio para ‘saidinha’ após determinação da Justiça

24 de dezembro de 2019 às 08:10
Carro busca Suzane von Richthofen dentro de presídio para ‘saidinha’ após determinação da Justiça (Foto: Michelle Mendes/G1)

Diferente das outras presas, Suzane von Richthofen deixou nesta segunda-feira (23) o presídio para saidinha temporária de Natal e Ano Novo em um carro para evitar exposição.

A presa saiu da Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé (SP), por volta das 7h50 no banco de trás de um veículo com vidros escuros e placas de Angatuba (SP).

A determinação para que Suzane saísse de carro foi da Vara de Execuções Criminais de Taubaté, que justificou a medida por causa da repercussão sobre a publicação de um livro com a história de Suzane, condenada por matar os pais em 2002.

Com a orientação, um carro buscou Suzane dentro da unidade prisional. Já as outras detentas, como Elize Matsunaga e Anna Carolina Jatobá, deixaram a penitenciária a pé pelo mesmo portão, como geralmente acontece. As detentas devem voltar ao presídio até o dia 2 de janeiro.

A recomendação da Justiça é amparada na Lei de Execução Penal e foi justificada pela repercussão sobre a publicação de um livro sobre Suzane, que é alvo de disputa judicial. Na última semana, o Supremo Tribunal Federal derrubou uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo que proibia a obra.

Segundo o autor do livro, Ulisses Campbell, a data de lançamento está prevista para janeiro de 2020.

A trama pretende recontar a história de um dos crimes de maior repercussão no país – Suzane planejou o assassinato dos pais, que foram executados pelo então namorado, Daniel Cravinhos, com ajuda do irmão dele, Cristian. Suzane e o ex-cunhado ainda cumprem pena na prisão pelos homicídios. Daniel deixou a cadeia após ser beneficiado com regime aberto.

Elize Matsunaga
A detenta Elize Matsunaga, condenada por matar e esquartejar o marido Marcos Matsunaga, foi uma das primeiras a deixar a penitenciária nesta segunda-feira. Ela saiu da prisão por volta das 7h45 e deixou o local em um carro azul.

O G1 apurou que a detenta vai usar o período fora da prisão para planejar a abertura de uma confecção para vender roupas para pets. A presa abriu a empresa há dois meses, com cadastro como Microempreendedor Individual (MEI), e deve abrir conta em banco e visitar contador no período de liberdade provisória.

Elize cumpre pena na Penitenciária Feminina 1 e pediu à Justiça autorização para ficar em um endereço em São Paulo para resolver pendências do negócio. Ela ainda deve visitar parentes em Pato Branco, no Paraná. O pedido foi aceito.

A detenta está presa desde 2012 pela morte do marido Marcos Matsunaga e foi condenada a 16 anos de cadeia. Em agosto desse ano, ela conseguiu o benefício do regime semiaberto, que permite as saídas temporárias. Desde o benefício, ela tem usado o tempo fora da prisão para dar andamento nos planos de empreender.

Anna Carolina Jatobá, condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni, deixou a penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier por volta das 8h. Ela saiu a pé e entrou rapidamente em um carro que a aguardava do lado de fora.

 

Fonte: G1