Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Mais da metade do Paraná está sob alerta de tempestade do Inmet; veja cidades

324 das 399 cidades do Paraná estão sob o alerta. Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que podem ser registrados granizo e ventos entre 60 km/h e 100 km/h, por exemplo. Veja previsão do tempo para o estado.

Mais da metade do Paraná está sob alerta de tempestade do Inmet; veja cidades
(Foto: Raphael Costa/RPC)
Publicidade
Mais da metade do Paraná recebeu um alerta sobre o perigo de tempestades que podem continuar atingindo esta faixa do estado nesta segunda-feira (22).

A princípio, o aviso é válido até às 15h para 324 cidades das regiões centro, Campos Gerais, norte e noroeste. Veja lista completa das cidades mais abaixo.

Especificamente para o litoral, o alerta é estendido até às 23h59 desta segunda-feira (22).

De acordo com o órgão, nos locais abrangidos pelos alertas podem ser registrados queda de granizo, ventos intensos (entre 60 km/h e 100 km/h) e grandes acumulados de chuva (30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia).

Há, também, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Veja orientações sobre como se cuidar e contatos de emergência mais abaixo.

Anteriormente, outro alerta do Inmet previa tempestades no domingo (21), no Paraná. Desde então, diversos estragos foram registrados no estado.

Os meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) explicam que a mudança no tempo no domingo (21) aconteceu devido ao avanço de uma frente fria pelo Paraná.

Na segunda-feira (22) o inverno termina e inicia a primavera, mas o tempo permanece instável em todo o estado.

"Entre a madrugada, manhã e começo da tarde, as condições seguem favoráveis para tempestades nas diversas regiões do estado. Ao longo da tarde, com o eixo do sistema frontal avançando para o Sudeste do país, a estabilidade atmosférica volta a predominar a partir das regiões oeste, sudoeste e centro-sul. As temperaturas apresentam queda em relação aos últimos dias, devido à incursão dos ventos do quadrante sul", explica o órgão.

A partir de terça-feira (23), afirma o Simepar, a estabilidade atmosférica retorna ao estado, mas com temperaturas baixas no amanhecer.

A previsão é que as temperaturas continuem mais baixas no amanhecer até quinta-feira (25).

O que fazer e não fazer em tempestades?

O Inmet orienta que nos casos de rajadas de vento as pessoas não devem se abrigar embaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, não devem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.

Orientações para desastres específicos, como vendavais, chuvas de granizo, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e tempestade de raios podem ser consultados no site da Defesa Civil.

Em situações de risco à vida ou acidentes com a rede elétrica, a linha direta com a Copel é o 0800 51 00 116 que pode ser acionada de qualquer telefone. A ligação é gratuita. Ao chamar, basta selecionar a opção 1 para emergências.

Com celular disponível, a falta de luz pode ser comunicada pelos canais digitais da Copel via site, no número de WhatsApp (41) 3013-8973 ou pelo aplicativo Copel, disponível para celulares Android e Apple.

Sem internet, é possível ainda enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras "SL" e o número da unidade consumidora.

Alerta de tempestades

A princípio, o alerta de tempestades do Inmet é válido até às 15h desta segunda-feira (22), e também é estendido a alguns municípios do sudoeste de São Paulo e centro-sul do Mato Grosso do Sul.

Fonte: g1

Compartilhe:

Leia também

Tornados são registrados no Paraná com ventos de 120 km/hFenômeno registrado em Mercedes, no oeste do estado, foi classificado na categoria F1, a mais baixa para tornados. Defesa Civil não registrou ocorrências
Publicidade

Mais Lidas

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia