Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Câmara de Apucarana aprova projeto que autoriza sepultamento de pets no mesmo túmulo que os tutores

Por sete votos a dois, vereadores da cidade decidiram que animais de pequeno porte podem ser enterrados nos locais. Projeto foi enviado para sanção do prefeito.

Câmara de Apucarana aprova projeto que autoriza sepultamento de pets no mesmo túmulo que os tutores
(Foto: Agência Santarém / Divulgação)
Publicidade


A Câmara de Vereadores de Apucarana, no norte do Paraná, aprovou um projeto de lei que autoriza o sepultamento de pets no mesmo túmulo que os tutores.

Na justificativa, o projeto afirma que "quando ocorre o falecimento de um animal muito amado, há dificuldades para se dar o encaminhamento respeitoso que ele merece. Os cemitérios e crematórios particulares existentes cobram altas taxas, o que inviabiliza que as pessoas com menos recursos financeiros possam dar um bom encaminhamento ao animal falecido".

O projeto autoriza o sepultamento de cães, gatos e outros animais de estimação de pequeno porte nos espaços que as famílias já têm nos cemitérios públicos, ficando a cargo dos mesmos os custos com o enterro dos animais.


Na justificativa, o projeto diz ainda que a prática já ocorre em outras cidades brasileiras, como Campinas, no estado de São Paulo, que desde abril realiza sepultamento de pets em cemitérios.

A autarquia municipal que cuida dos cemitérios da cidade, informou que o município atualmente possui apenas licença ambiental para sepultamento de seres humanos, para sepultamento dos animais ainda não há licença específica, o que seria necessário. A informação foi confirmada pelo Instituto Água e Terra (IAT).

O projeto foi enviado para sanção do prefeito.

Votos contrários

A aprovação ocorreu por sete votos a dois.

Os vereadores que votaram contra o projeto de lei afirmaram que no momento já existem poucos espaços para o sepultamento de pessoas na cidade e que essa autorização agravaria o problema. Como proposta mais viável, eles sugeriram a criação de um crematório municipal para humanos e animais.


Fonte: G1

Compartilhe:

Leia também

Paraná está sob alertas de tempestade nesta sexta-feira (9); veja previsão do tempo para o fim de semanaParaná está sob alertas de tempestade nesta sexta-feira (9); veja previsão do tempo para o fim de semana
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia