Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Bebê de um ano tem morte encefálica um dia após aniversário e família opta por doação de órgãos no Paraná: 'parte dela vai estar viva', diz mãe

A pequena Melanny Kyrás Silva do Nascimento, morreu em decorrência de pneumonia grave, acompanhado de parada cardíaca. Coração da bebê foi doada a criança na fila de espera em Brasília

Bebê de um ano tem morte encefálica um dia após aniversário e família opta por doação de órgãos no Paraná: 'parte dela vai estar viva', diz mãe
(Foto: Reprodução RPC)
Publicidade
A pequena Melanny Kyrás Silva do Nascimento, teve morte encefálica e a família de Toledo, no oeste do Paraná, optou pela doação de órgãos na menina. A captação ocorreu no domingo (16) no Hospital Universitário (HU) de Cascavel, na mesma região do estado.

A bebê morreu após seis dias de internamento no HU, depois de dar entrada no local com quadro de pneumonia grave, acompanhado de paradas cardíacas. A morte foi no sábado (15) um dia após completar um ano de idade.

Segundo a coordenadora do Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HU, Gelena Castillo, foi possível doar o coração da menina para uma criança que estava na fila de espera pelo órgão em Brasília.

Em entrevista à RPC, os pais da bebê, David do Nascimento e Ariane da Silva do Nascimento, contaram sobre a decisão da doação, mesmo em meio a dor de perder a menina, tão inesperadamente.

“Para ter essa solidariedade com o próximo, tem que ter amor. [...] Perdemos uma filha, mas nos compadecemos em dar segunda chance para um bebê trazer alegria para outra família, para ter uma segunda chance de viver, essa criança brincar, correr”, falou o pai.

“Uma parte dela vai estar viva ali, nós vamos poder sentir o coraçãozinho dela batendo, mesmo que não seja ela fisicamente, mas o coração dela está ali, uma parte nossa está batendo em outra criança”, afirmou a mãe de Melanny

Após a captação, o coração de Melanny foi levado por uma aeronave ao Distrito Federal, onde vive um menino de idade não informada que recebeu o órgão em cirurgia que foi um sucesso, de acordo com os profissionais da saúde.

Receber a notícia de que o procedimento deu certo tem sido o acalento necessário para os pais da menina que enfrentam a dor do luto.

“Foi um alívio saber que o menino recebeu o coração, que a cirurgia foi um sucesso, e que ela está tentando se recuperar e quem sabe futuramente conhecer ele e ouvir novamente o coração dela (Melany)”, disse a mãe da bebê.

Ato de compaixão

A doação, autorizada pelos pais da bebê em um momento de tanta dor, emocionou as equipes do hospital. Para Gelena que coordena o setor de doações, a atitude deles foi um "ato de compaixão".

"A família nesse ato de compaixão e de amor, que não consigo imaginar um ato de maior grandiosidade, que é salvar a vida de alguém que você não conhece optou por salvar a vida dessa criança que tem uma chance de um recomeço, de continuar vivendo", afirmou Gelena.

"Para nós, é uma mistura de tristeza, pela Melany, que queríamos ter salvo, que ela continuasse com os pais, mas que não foi possível, só que o desfecho, não foi terrível porque revertemos esse sofrimento e dor em uma nova esperança para essa criança (que recebeu o coração) e família", complementou a coordenadora.

Gelena reforçou que para a doação de órgãos, basta informar a família sobre o desejo. No caso de crianças, fica a cargo da família a decisão.

Fonte: g1

Galeria de Imagens:

Leia também

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no ParanáGenro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia