Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Aprovado na Alep projeto que concede meia-entrada a quem declarar intenção de doar órgãos

Proposta da deputada Mabel Canto (PP) e do deputado Alexandre Curi (PSD), busca incentivar registro da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO)

Aprovado na Alep projeto que concede meia-entrada a quem declarar intenção de doar órgãos
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Foi aprovado nesta terça-feira (05), em segunda discussão no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, o Projeto de Lei 305/2024, de autoria da deputada estadual Mabel Canto (PP) e do deputado Alexandre Curi (PSD). A proposta garante o direito à meia-entrada em eventos culturais e artísticos a todos os cidadãos que registrarem a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO).

O objetivo é estimular a cultura da doação de órgãos e ampliar o número de pessoas registradas como doadoras em vida, utilizando uma ferramenta segura, oficial e moderna — a AEDO, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

"Com essa aprovação, damos mais um passo rumo à valorização dos doadores e à conscientização da sociedade. Queremos transformar a solidariedade em política pública, e essa proposta é uma forma concreta de salvar vidas", afirmou a deputada Mabel Canto após a votação.

Incentivo que salva vidas

A AEDO permite que qualquer cidadão registre formalmente sua intenção de doar órgãos, diminuindo a chance de negativa por parte da família — um dos principais entraves ao transplante no Brasil. Atualmente, cerca de 50% das famílias recusam a doação no momento da perda de um ente querido. Com o projeto aprovado, a intenção é aumentar os registros formais e garantir que a vontade do doador seja respeitada, ajudando a reduzir o tempo de espera nas filas de transplante.

Paraná como referência

O Paraná é hoje o estado que mais realiza doações de órgãos no Brasil, com 42,3 doadores por milhão de habitantes — número que é mais que o dobro da média nacional. Além disso, lidera o ranking de transplantes efetivados, resultado de um sistema eficiente e campanhas constantes de conscientização.

Agora, o PL 305/2024 segue para redação final, antes de ser encaminhado à sanção do governador.

Galeria de Imagens:

Leia também

Eleições da AMCG terão chapa única; pleito ocorre na próxima semanaPrefeito de Sengés, Gerson Nunes, será o candidato à presidência da Associação. Também fazem parte da chapa os prefeitos Douglas Modesto, de Ipiranga; Altamir Sanson, de Palmeira; e Elisangela Pedroso, de Carambeí
Publicidade

Mais Lidas

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Última apresentação do Sexta às Seis 2025 acontece dia 26

Tornados são registrados no Paraná com ventos de 120 km/h

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia