Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Mabel quer ampliar direitos das gestantes durante parto no SUS

Deputada estadual (PP) retomou os trabalhos na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) nesta segunda-feira (02). Projeto de lei busca assegurar a opção pelo uso de analgesia por parte da gestante durante o trabalho de parto ou no parto

Mabel quer ampliar direitos das gestantes durante parto no SUS
(Foto: Divulgação)
Publicidade

COM ASSESSORIAS - A deputada estadual Mabel Canto (PP) abriu o ano na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) nesta segunda-feira (02) protocolando um projeto de lei que visa a garantia dos direitos da mulher dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo é atualizar a Lei nº 21.926/2024 que instituiu o Código Estadual da Mulher Paranaense, acrescentando um novo artigo que assegure a opção pelo uso de analgesia por parte da gestante durante o trabalho de parto ou no parto, desde que apresente as condições clínicas adequadas e respeitando o parecer médico para o caso. "A presente proposta não impõe a utilização da analgesia, tampouco interfere na autonomia técnica do profissional de saúde. Ao contrário, busca estabelecer equilíbrio entre o direito de participação da mulher nas decisões relacionadas ao seu parto", destacou Mabel Canto.

A analgesia no parto normal tem como finalidade aliviar ou suprimir a dor do trabalho de parto sem comprometer a segurança da gestante e do bebê. "O alívio da dor no parto é parte essencial do cuidado obstétrico seguro e respeitoso. Negar esse recurso quando clinicamente indicado e tecnicamente possível, configura falha ética e estrutural na assistência à saúde da mulher", justificou a parlamentar.

O direito à informação adequada, à escolha consciente e ao acesso a métodos seguros de alívio da dor, integra o conceito de atenção humanizada à saúde, em consonância com os princípios do SUS, da dignidade da pessoa humana e da autonomia da vontade. "Trata-se, portanto, de medida que fortalece a política pública de saúde da mulher, contribui para o enfrentamento de práticas de negligência, desumanização ou violência obstétrica e reafirma o compromisso do Estado do Paraná com a promoção de uma assistência baseada em direitos, respeito e evidências científicas", concluiu Mabel Canto.

 

JUNTO DA POPULAÇÃO

No período de recesso regimental da ALEP, a deputada estadual Mabel Canto (PP) percorreu algumas cidades que fazem parte dos Campos Gerais. O objetivo foi ouvir as demandas da população. "A minha atuação política é participativa. E como ficamos sabendo o que é preciso? Indo até os municípios e ouvindo a população", explicou a parlamentar. Mabel Canto fechou 2025 assegurando mais de R$ 135 milhões para a região através de indicações em programas do Governo do Paraná, emendas à Lei Orçamentária e fiscalizações.

Compartilhe:

Leia também

Deputado Marcelo Rangel quer a criação de um banco de dados de pessoas condenadas por maus-tratos a animais no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Agência do Trabalhador abre nova jornada de entrevistas para atuar em CMEIs e Escolas

Ônibus bate em caminhão, tomba e deixa cinco feridos na BR-277, no Paraná

Saúde recebe aparelhos para monitoramento rápido de casos suspeitos de dengue

Prefeitura alerta sobre bloqueios de tráfego durante o Carnaval em Ponta Grossa

Prefeitura inicia aplicação de medicamento para prevenir bronquiolite e pneumonia em bebês

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia