Correio dos Campos

Mulher que abandonou 11 filhotes de cachorro em lixeira no PR disse em depoimento que não sabia que animais estavam vivos, diz delegado

Caso aconteceu em Santo Antônio da Platina, no norte do estado. Segundo delegado, mulher será indiciada pelo crime de maus-tratos seguido de morte dos animais
29 de agosto de 2025 às 09:00
Foto: Polícia Civil (PC-PR)

Prestou depoimento na manhã desta quinta-feira (28), a mulher de 69 anos que está sendo investigada por abandonar 11 filhotes de cachorro em uma lixeira, em Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná. Segundo o delegado Amir Salmen, ela confessou o crime, mas disse que não sabia que os animais estavam vivos.

Dos 11 filhotes abandonados na lixeira, apenas um sobreviveu. O nome da mulher não foi divulgado pela polícia.

De acordo com o delegado, a mulher ainda alegou que a cadela não tinha aceitado os filhotes e, por isso, não soube o que fazer com os animais.

“Ela alegou que a cadela que havia dado cria não aceitou os filhotes e os rejeitou, a razão pela qual ela, sem saber como agir naquele momento, resolveu dispensar e jogar os animais recém-nascidos dentro de uma lixeira”, contou o delegado.

Salmen explicou que a mulher será indiciada pelo crime de maus tratos seguido de morte dos animais e a pena poderá ser aumentada de um sexto a um terço devido ao agravante.

Ação da mulher foi flagrada por câmeras de monitoramento

Imagens de câmeras de segurança, registradas no dia 16 de agosto, mostram a mulher andando com uma sacola na mão. Em seguida, ela chega em frente a lixeira, que fica na calçada, deixa a sacola e vai embora.

De acordo com o delegado, os filhotes tinham apenas 5 dias de vida. Eles foram resgatados por uma moradora, que observou a ação da mulher por meio da câmera que fica em frente a lixeira.

Ao todo, seis animais acabaram morrendo ainda no lixo. Outros cinco foram levados para uma tutora provisória em uma ONG de Jacarezinho, que fica a cerca de 20 quilômetros de Santo Antônio da Platina.

O caso foi levado à Polícia Civil (PC-PR) no dia 18 de agosto e a mulher foi identificada. No dia 21, os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa dela e resgataram a cadela, mãe dos filhotes.

A cachorra foi levada até onde estavam os cinco filhotes, mas não conseguiu amamentá-los e, por isso, apenas um resistiu.

A cadela foi levada para o Canil Municipal, onde será castrada. O filhote continua sob os cuidados da tutora provisória.

Fonte: g1