Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Viva o Folclore reúne dezenas de grupos, bandas e artistas da região Sul em Palmeira

Viva o Folclore reúne dezenas de grupos, bandas e artistas da região Sul em Palmeira
Publicidade
Durante sexta-feira (16), sábado (17) e domingo (18) Palmeira se tornou a Capital Estadual do Folclore graças a realização da 2ª edição do Viva o Folclore, evento cultural que reuniu dezenas de artistas, grupos e bandas da região Sul do país. O palco para as apresentações foi montado na Praça Marechal Floriano Peixoto, em frente a Igreja Matriz, junto com uma diversificada feira gastronômica.

O Viva o Folclore foi realizado pelo Ministério de Cultura e pela Prefeitura de Palmeira, em parceria com Fernando Durante, que captou recursos privados através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, para custear o evento. As empresas Caminhos do Paraná, Futuragro e Rede Guapo patrocínio o Viva o Folclore, com apoio cultural da Baston Aerossóis e Princesa dos Campos.

Na noite de sexta-feira foi realizada a abertura do Viva o Folclore, com a presença do prefeito Edir Havrechaki, do secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi, e de representantes das empresas apoiadoras e patrocinadoras.

Durante sua fala, Havrechaki destacou a importância de manter viva as tradições dos nossos povos formadores. "É desta maneira, resgatando nossas tradições, que seremos ainda melhores. É importante que saibamos sobre as nossas raízes e origens para possamos traçar o nosso futuro. Através deste evento resgatamos um pedaço da história das etnias que colonizaram nossa cidade e colaboraram para que chegássemos ao ponto de desenvolvimento que nos encontramos. Temos que deixar toda essa história viva nas nossas memórias e para as gerações futuras", disse o prefeito.

Quem realizou o encerramento do primeiro dia do Viva o Folclore foi o grupo Calamengau, que através de seus quatro integrantes apresentou o folclore nordestino através da música.

No sábado as apresentações foram iniciadas pela Orquestra Sinfônica de Palmeira. Na sequência o grupo Senhores da Música apresentou o folclore brasileiro e o grupo Canto e Acordeona levou ao público o folclore gaúcho. Ainda durante a tarde subiu ao palco o grupo folclórico italiano Anima Dantis e o CTG Quero-Quero. A noite contou com as apresentações do grupo folclórico ucraniano Barvinok, do grupo folclórico holandês de Castrolanda e do AfroSambas, de folclore afro.

No domingo foram realizadas apresentações de música brasileira, com integrantes de Orquestra Sinfônica de Palmeira, música folclórica brasileira, com Clóvis e Simone, folclore argentino, com Los Tangueteros, Anna Martinelli & Jorge Aquino, folclore polonês, com o grupo Mazury, dança germânica, com Jäger Volkstanzgruppe, e folclore ucraniano, com o grupo Poltava.

Para Joanassi "a festa permitiu que o público realizasse um passeio pelo Brasil e conhecesse as diversas culturas, as diversas musicalidades e a gama e pluralidade cultural que forma o nosso país, que forma o nosso estado, que forma a nossa cidade e que forma o nosso povo", destacou o secretário.

Durante destacou a variedade de grupos que subiram ao palco para apresentar seus trabalhos. "Através do Viva o Folclore abrimos perspectivas para que mais pessoas tenham acesso para assistir apresentações culturais das mais variadas etnias. Foram 16 grupos que demonstraram o panorama étnico do Paraná", relatou.

Compartilhe:

Leia também

Após mais de 40 anos de espera, 93 famílias recebem declaração de posse de terra no interior de CastroComunidades surgiram com a realocação de moradores retirados de áreas que foram alagadas para construção da barragem da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na década de 1980
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia