Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Vigilância Sanitária simplifica processo de emissão da licença para atividades de baixo risco

Vigilância Sanitária simplifica processo de emissão da licença para atividades de baixo risco
Publicidade
A Vigilância Sanitária de Palmeira, seguindo a nova resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), simplificou o processo de emissão da licença sanitária para as atividades classificadas como de baixo risco. O grau de risco sanitário é o nível de perigo potencial de danos à integridade física, à saúde humana e ao meio ambiente da atividade econômica exercida.

Com a nova Resolução RDC 153/2017 – pode ser acessada em https://goo.gl/e3py9h, de 26 de março de 2017, as empresas são classificadas em três níveis: Estabelecimento de Baixo Risco, no qual foi simplificado o processo de emissão da licença sanitária, Estabelecimento de Alto Risco e Risco Dependente de Informação.

Exemplificando, oferecem grau de baixo risco as atividades como comércio de carnes, massas, café e produtos alimentícios em geral, parques, clubes, hotéis, alojamentos, restaurantes, bares e lanchonetes, assim como cabeleireiro, manicure e pedicure. Este nível indica dispensa de requerimentos prévios ao licenciamento, como entrega de documentos e inspeções prévias.

Os estabelecimentos de Alto Risco são os que indicam a obrigatoriedade de procedimentos prévios ao licenciamento, como apresentação de documentos e inspeções prévias. Deve ser tratado como exceção. Neste perfil estão atividades como fabricação de medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos, perfumaria, produtos de higiene pessoal, fabricação de produtos alimentícios, atividades médicas e odontológicas, serviços de vacinação, laboratórios clínicos e serviços de tatuagem e piercing.

O terceiro nível de classificação é Risco Dependente de Informação, onde existe a necessidade de efetuar perguntas para o conhecimento da forma ou modo de atuação do estabelecimento para determinar se a atividade é de alto ou baixo risco. Neste patamar estão as atividades veterinárias, de enfermagem, lavanderias, fabricação de embalagens, fabricação de equipamentos de proteção e armazéns em geral, por exemplo.

A resolução também destaca, através do artigo 10, que o processo deve ser feito preferencialmente pelo meio eletrônico, porém, na impossibilidade deste modo, o processo será realizado na sede da vigilância sanitária da área de abrangência.

Em caso de dúvidas sobre a nova resolução, interessados podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária do município pelo telefone 3909-5096 ou pelo endereço eletrônico vigilanciasanitaria__palmeira@outlook.com, ou ainda na sede da Vigilância, localizada no prédio da Prefeitura Municipal, na praça Marechal Floriano Peixoto, nº 11.

Compartilhe:

Leia também

Após mais de 40 anos de espera, 93 famílias recebem declaração de posse de terra no interior de CastroComunidades surgiram com a realocação de moradores retirados de áreas que foram alagadas para construção da barragem da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na década de 1980
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia